SóProvas


ID
327292
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O órgão de documentação que tem como tipo de suporte os materiais audivisuais ou virtual, a coleção como tipo de conjunto, a atividade humana como produtora de seus objetos e o objetivo de informar é:

Alternativas
Comentários
  • ARQUIVO- É a acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando à utilidade que poderão exercer  no futuro.

    BIBLIOTECA- É o conjunto de material, em sua maioria impresso, disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.

    MUSEU- É uma instituição de interesse público, criada com a finalidade de conservar, estudar e colocar à disposição do público conjunto de peças e objetos de valor cultural.

    CENTRO DE DOCUMENTAÇÂO- Abrangem algumas atividades próprias da biblioteconomia, da arquivística e da informática, sendo o seu campo bem maior, exigindo especialização no aproveitamento de documentos de toda espécie. Em síntese, tem por finalidade coligir, armazenar, classificar, selecionar e disseminar toda a informação.
    Fonte: PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática.

    BASE DE DADOS: Conjunto de dados estruturados, processados eletronicamente, e organizados de acordo com uma sequência lógica que permite o acesso e eles de forma direta, por meio de programas de aplicação.
    Fonte: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística



















  • Gabarito E

    Centro de Documentação:è o órgão responsável pelo tratamento e disseminação da informação. Com atuação dinâmica, fornece, por meio de publicações bibliográficas, informações seletivas definidas pelo prévio conhecimento do perfil de seu usuário.
  • O Centro de Documentação representa uma mescla das entidades anteriormente caracterizadas, sem se identificar com nenhuma delas. Reúne, por compra, doação ou permuta, documentos únicos ou múltiplos de origens diversas (sob a forma de originais ou cópias) e/ou referências sobre uma área específica da atividade humana. Esses documentos e referências podem ser tipificados como de arquivo, biblioteca e/ou museu.
    Tem como características:
    possuir documentos arquivísticos, bibliográficos e/ou museológicos, constituindo conjuntos orgânicos (fundos de arquivo) ou reunidos artificialmente, sob a forma de coleções, em torno de seu conteúdo; ·
    ser um órgão colecionador e/ou referenciador; ·
    ter acervo constituído por documentos únicos ou múltiplos, produzidos por diversas fontes geradoras; ·
    possuir como finalidade o oferecimento da informação cultural, científica ou social especializada; ·
    realizar o processamento técnico de seu acervo, segundo a natureza do material que custodia.

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf9.pdf


    Bons estudos!

  • Vamos analisar as características descritas:

    Tipo de material: até aqui não é possível distinguir, visto que todos os órgãos possuem o mesmo tipo de documento.

    Tipo de conjunto: já podemos descartar os arquivos, pois o mesmo não coleciona documentos, e sim os acumula.

    Causa da produção de documentos: podemos ter a biblioteca, o museu e o centro de documentação com esta característica.

    Objetivo de informar: temos o centro de documentação como órgão com este objetivo, visto que a biblioteca tem a função de educar, e o museu de entreter.

    Gabarito: Letra "E".
  • Centros de Documentação: agrupam documentos de todos os gêneros, qualquer que seja a fonte. Tem  uma  finalidade: INFORMAR.