SóProvas


ID
327349
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação às vantagens do arquivamento intermediário, analise os itens a seguir:
I. Evita a acumulação de documentos pouco consultados nas unidades administrativas.

II. Faculta, a todos os interessados, o acesso aos documentos sob sua guarda.

III. Reduz os custos de manutenção de documentos com prazo de guarda não concluído.

IV. Evita o recolhimento de documentos destituídos de valor primário.
A quantidade de itens corretos é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Letra C,
    Creio que as alternativas I e II estão corretas
    I- pois se o documento é pouco utilizado, naturalmente é transferido para o arquivo intermediário;
    II-é de acesso restrito a área que acumulou os documentos ou a outra área autorizada por esta, logo deve haver interesse no seu acesso.

  • Acho que a I e a III estão corretas.

    I. Evita a acumulação de documentos pouco consultados nas unidades administrativas.  CORRETA

    II. Faculta, a todos os interessados, o acesso aos documentos sob sua guarda. ERRADA

    Constituído de documentos que deixaram de ser  frequentemente  consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda  solicitá-los, então não é facultado a todos os interessados a consulta aos documentos desse arquivo intermediário.
     

    III. Reduz os custos de manutenção de documentos com prazo de guarda não concluído.  CORRETA

    IV. Evita o recolhimento de documentos destituídos de valor primário. ERRADA

    A permanência dos documentos nesse arquivo é transitória, pois os documentos ou vão ser eliminados ou recolhidos ao arquivo permanente. O arquivo permanente é constituído de documentos que perderam  todo valor de natureza administrativa e que conservam em razão de seu valor  histórico (probatório e informativo) os meios de conhecer o passado e sua evolução. São destituídos de valor primário e passam a ter valor secundário.



    Bons estudos
  • Os comentarios de Marcia Maria estão corretos.
    abraços
  • Na minha opinião estão corretos a alternativa I e III
    I - Uma das vantagens do arquivamento intermediário é evitar a acumulação de documentos pouco consultados, ou seja, visando evitar a proliferação de depósito.
    III - De fato, são reduzidos os custos.
  • A alternativa II e IV estão erradas pois;

    II - Não é "qualquer" interessado que poderá ter acesso ao documento.

    IV - Fala que evita o recolhimento de documentos que PERDERAM seu valor primário, sendo que no arquivamento intermediário é mantido o valor primário.
  • Para sanar qualquer dúvida em relação a II
    Q89409 - CESPE 2011 - TRE - ES - O acesso aos documentos mantidos no arquivo intermediário é restrito aos acumuladores ou aos que tenham autorização concedida por quem produziu ou recebeu o documento.
  • I - Evita a acumulação de documentos pouco consultados nas unidades administrativas.  = Correto. A existência do arquivo intermediário é justamente a economia no armazenamento de documentos. Na fase intermediária, esse documentos menos consultados podem ir para outros lugares de aluguel mais barato por exemplo.

    II - Faculta a todos interessados, o acesso aos documentos sob sua guarda. = Errado. OS documentos nos arquivos correntes tem acesso restrito aos seus acumuladores. Nos arquivos intermediários também e pode ainda haver autorização de acesso. Já os arquivos permanentes tem acesso liberado ao público pois os documentos já não pertencem mais ao setor de origem.

    III - Reduz os custos de manutenção de documentos com prazo de guarda não concluído. = Correto. Como dito anteriormente, os arquivos intermediários tem a razão de existir principalmente pela economia. Estão ainda com prazo não definidos, sendo que se possuírem valor secundário serão recolhidos ao arquivo permanente, caso contrário serão descartados.

    IV - Evita o recolhimento de documentos de valor primário. = Errado. Se tem valor primário, ou seja, função pela qual o documento foi criado (valor legal, administrativo, probatório, etc) esse documento está portanto na fase corrente, e com o passar do tempo com valor primário decrescente, e JAMAIS será recolhido nesse momento. O documento só será recolhido (ou seja, passa a integrar o arquivo permanente) se tiver valor secundário.
  • N aminha humilde opinião:
    I e III VERDADEIRAS
    II e IV FALSAS
  • Na minha III  e IV verdadeiras! Odeio questão assim, pois qualquer cagão acerta!! AFF

  • Relaxem pessoal, esse é uma prova pra analista de arquivologia, ou seja não é básica.