Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Infecção Hospitalar.
De acordo com a ANVISA, Para o cálculo de taxa de infecção hospitalar usamos como numerador o número de episódios de infecção hospitalar no período considerado e como denominador o total de saídas (altas, óbitos e transferências) ou entradas no mesmo período:
A) INCORRETO. Taxa de Infecções Hospitalares por Procedimento = pacientes submetidos a um procedimento de risco que desenvolveram IH, e, como denominador, o total de pacientes submetidos a este tipo de procedimento.
B) INCORRETO. Freqüência das Infecções Hospitalares = doentes que apresentaram IH no período considerado, e, como denominador, o número de episódios de IH no ano.
C) INCORRETO. FALTOU COLOCAR O DENOMINADOR CORRETO. Episódios de IH no período considerado, e, como denominador, o número de doentes que apresentaram IH no ano.
D) INCORRETO. MISTUROU A TAXA COM FREQUÊNCIA. Doentes que apresentaram IH no período considerado, e, como denominador, o total de saídas ou entradas no período.
E) CORRETO. Episódios de IH no período considerado, e, como denominador, o total de saídas ou entradas em igual período.
Gabarito do Professor: Letra E.