SóProvas


ID
327628
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01, DE 06 DE ABRIL DE 2001, Seção II

    a - refere-se a conceito de testes de observancia;
    b - refere-se a testes substantivos;
    c - é uma das tecnicas de confirmação externa e não correlação;
    d-  Inspeção fisica - bens intangiveis, não conbina né. Se vc ler rapido pode não perceber a pegadinha - foi o meu caso.

     

  • " corte interruptivo das operações ou transações para apurar, de forma seccionada, a dinâmica de um procedimento"...conceito um tão quanto paradoxal....Vai entender.
  • Para complementar:

    1) Teste de Controle / Teste de Observância / Exame de Aderência = controles internos são efetivos?
    2) Procedimentos Substantivos / Testes Substantivos = valores e saldos contábeis estão corretos? Busca detectar distorções relevantes no nível das afirmações. 2.1) Testes de Detalhes / Testes de Transações e Saldos = fatos contábeis foram adequadamente registrados? 2.2) Procedimentos Analíticos Substantivos / Procedimentos de Revisão Analítica = através de quocientes, índices ou outros meios, verifica-se o comportamento dos valores significativos.
  • MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01, DE 06 DE ABRIL DE 2001
    Define diretrizes, princípios, conceitos e aprova normas técnicas para a atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

    Testes de observância:
    visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
    Testes substantivos: visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelos sistemas contábil e administrativos da entidade, dividindo-se em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.

    As inúmeras classificações e formas de apresentação das Técnicas de Auditoria são agrupadas nos seguintes tipos básicos:

    IV. Confirmação Externa – verificação junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das informações obtidas internamente. Uma das técnicas, consiste na circularização das informações com a finalidade de obter confirmações em fonte diversa da origem dos dados.

    VI. Correlação das Informações Obtidas - cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização. Essa técnica procura a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência.
    VII. Inspeção Física - exame usado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis. A evidência é coletada sobre itens tangíveis.
    IX. Corte das Operações ou “Cut-Off” - corte interruptivo das operações ou transações para apurar, de forma seccionada, a dinâmica de um procedimento. Representa a “fotografia” do momento-chave de um processo.  
  • Alguém pode me dizer o erro da letra c)? Obrigado.
  • A letra C descreve exatamente a técnica "Circularização", em que a informação é obtida com fontes externas a entidade.
    Já  técnica de Correlação das Informações Obtidas consiste em obter informações internamente, nas outras áreas da entidade auditada. 

    Fonte: Sergio Jund
  • Maciel,

    A Inspeção é o exame de registros, documentos e de ativos tangíveis.