Em 2020 o ENEM digital é um projeto piloto restrito a poucas cidades. Os alunos que preferirem optar pela versão digital do Enem precisam indicar essa opção no momento da inscrição.
O Enem Digital está disponível para 14 capitais brasileiras. Entre elas: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE).
A partir de 2021 o MEC deve adicionar gradualmente mais e mais cidades para participarem do Enem Digital até 2026, quando deverá ter sido implementado em todo o país.
No entanto, há divergências acerca das vantagens do exame digital. Há técnicos e professores,que destacam que a forma digital tornará mais aguda a desigualdade sócio econômica dos estudantes pois, aqueles de baixa renda tem menos prática e habilidade com o ambiente digital. Além de já , pela base, terem menos acesso à Educação.
Há ainda os que destacam ser um desafio e, uma dificuldade, viabilizar a infra -estrutura necessária ao exame digitalizado em todas as regiões de tão diversificado país. Escolas públicas, em muitos locais, são sucateadas e não dispõem nem do mínimo necessário à prática educativa. Quanto à disponibilidade de computadores e locais adequados ao trabalho com provas digitais há sérios questionamentos. Além disso, há problemas de fornecimento de energia em várias partes do país.
Em função do exposto conclue -se que a afirmativa apresentada na questão é correta
Gabarito do professor: CERTO.