SóProvas


ID
3280288
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em 2018, 283 pessoas morreram na fronteira dos EUA com o México, entre incidentes no Rio Grande e no deserto que fica na parte oeste da divisa. Segundo o grupo Anjos da Fronteira,  desde  1994, 10 mil pessoas  perderam a vida tentando completar o trajeto. 

                                                                   
Internet: <www.bbc.com> (com adaptações). 

Julgue o item, relativo ao assunto tratado no texto acima.


Não  há  registros  de  casos  de  brasileiros  que  tenham  perdido a vida em  tentativas de  travessia na  fronteira,  seja por terra ou atravessando o Rio Grande. 

Alternativas
Comentários
  • O número oficial de brasileiros que morrem ou desaparecem na fronteira não representa a realidade, segundo o próprio Itamaraty.

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/07/28/as-tragicas-historias-dos-brasileiros-que-morrem-na-fronteira-do-mexico-com-os-eua.ghtml

  • só lembrar da novela América, pessoal

  • Segundo reportagem da BBC News, entre janeiro e julho de 2019, a área do rio recebeu o maior volume de imigrantes na fronteira sul dos EUA, registrando quase 250 mil detenções - um crescimento de 124% na comparação com o mesmo período de 2018, de acordo com o Serviço de Alfândegas e Proteção das Fronteiras dos Estados Unidos. Além disso, o número de mortos também é grande. 
    Segundo  a organização  Anjos da Fronteira, por volta de 10.000 pessoas perderam a vida tentando a travessia. Só no ano de 2018, 283 migrantes morreram tentando chegar aos EUA.  Na verdade, o Rio Grande tornou-se um símbolo da grave crise migratória pela qual passam os EUA. 
    Não apenas migrantes do México mas, também salvadorenhos e até brasileiros já perderam a vida na travessia. Na segunda-feira, dia 01 de julho de 2019, uma menina brasileira desapareceu ao tentar atravessar o Rio Grande, na fronteira entre México e Estados Unidos, ao lado da mãe. 
    Assim , fica claro que as águas do Rio Grande e o deserto guardam histórias de medo , mas de esperança, de migrantes de várias nacionalidades. 
    Gabarito do professor: ERRADO.