SóProvas


ID
3280318
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética no serviço público, julgue o item.


A ética  da  responsabilidade  possui  caráter  teleológico,  orientando  a  conduta  a  partir  da  projeção  de  suas  consequências  e  tendo,  por  isso,  característica  utilitarista. 

Alternativas
Comentários
  • O que é teológico?

    R: Teleologia, da palavra grega télos, que significa propósito ou fim, é o estudo dos objetivos, fins, propósitos e destinos. É a relação que alguém faz de um fato com sua causa final!

    Fonte: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.significados.com.br/teleologia/&ved=2ahUKEwjR2J_T0u_mAhUhA9QKHWwlCPsQFjAJegQIBxAB&usg=AOvVaw0Zf-Y6Pu5Za8m-9qOBoYN_

  • Ética da responsabilidade: atenção ao escopo e aos resultados do comportamento.

    Estratégia

  • Utilitarismo: doutrina que visa à finalidade ou consequência de uma ação moral.

  • Gabarito: Certo

    Diferença entre dois tipos de ética: a ética da responsabilidade e a ética da convicção (ou do valor absoluto). Conceitos criados por Weber.

    1) A ética da convicção adotaria os valores como absolutos, baseada em valores inegociáveis, que deveriam ser cegamente observados por todos os indivíduos. Estes valores seriam observáveis principalmente na religião e na política (entendida como a defesa de ideologias). Neste tipo de ética não podemos “negociar” nossos valores. Não importa que o resultado de nossas convicções nos resulte em um cenário catastrófico.

    Se temos a vida humana como um valor absoluto, não poderíamos atentar contra a vida em nenhuma situação. O aborto de fetos anencéfalos (que nascem sem cérebro), por exemplo, seria um assassinato para quem se baseia neste tipo de ética.

    2) A ética da responsabilidade colocaria os valores em um tipo de hierarquia. Nada seria absoluto. O valor da vida, como qualquer outro, teria de ser colocado em análise quanto aos outros valores envolvidos no caso em questão (por exemplo, a vida da mãe). A ética da responsabilidade estaria preocupada com os resultados derivados das nossas escolhas. Muitas vezes, temos escolhas que são difíceis e teríamos de escolher visando o melhor resultado final, mesmo que tenhamos de tomar decisões que não nos agradam.

     

    Fonte: Estratégia Concursos 

  • Ética utilitarista ou teleológica: os fins justificam os meios.

  • Li rapidamente "teológico" =(

  • Para os não assinantes o gabarito está: certo

  • Gabarito: Certo

    Max Weber estabeleceu, em princípios do século XX, a distinção entre Ética da Convicção e Ética da Responsabilidade

    Seguindo a linha de raciocínio de Maquiavel, que atribui a esfera política uma ética particular, o sociólogo alemão Max Weber, estabeleceu em princípios do século XX, a distinção entre Ética da Convicção e Ética da Responsabilidade.

    Para Weber, quanto maior o grau de inserção de determinado político na arena política, maior é o afastamento de suas convicções pessoais e a adoção de comportamentos orientados pelas circunstâncias. Este afastamento das crenças e suposições pessoais e a adoção de medidas, muitas vezes contraditórias, é determinado pela ética da convicção e pela ética da responsabilidade.

    A ética da convicção é, para Weber, o conjunto de normas e valores que orientam o comportamento do político na sua esfera privada. Já a ética da responsabilidade representa o conjunto de normas e valores que orientam a decisão do político a partir de sua posição como governante ou legislador.

    Tomemos como exemplo o caso de um governante que tenha a convicção pessoal de que é necessária a redução de impostos. Essa governante pode ter realizado uma campanha eleitoral focada na redução da carga tributária, conforme suas crenças particulares. Porém, uma vez no governo, se depara com a escassez de recursos financeiros para atender serviços básicos como segurança, saúde e educação.

    Diante desse dilema, o governante precisa tomar a seguinte medida: ou segue sua norma particular (ética da convicção), e reduz os impostos sabendo que vai faltar dinheiro para o Estado cumpra suas obrigações elementares, ou adota uma medida orientada a partir de sua posição de governante (ética da responsabilidade) e mantém ou eleva as alíquotas de impostos viabilizando os recursos necessários para a ação estatal

  • Na ética da responsabilidade, o que valida um ato é o resultado, e não a intenção. Destarte, podemos afirmar que a ética da responsabilidade corresponde às decisões tomadas por aqueles que, investidos no poder, tudo fazem para manter a harmonia social.

  • utilitarismo é uma doutrina ética defendida principalmente por Jeremy Bentham e John Stuart Mill que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade.[1]

    Filosoficamente, pode-se resumir a doutrina utilitarista pela frase: Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar (Princípio do bem-estar máximo).

    Trata-se então de uma moral eudemonista, mas que, ao contrário do egoísmo, insiste no fato de que devemos considerar o bem-estar de todos e não o de uma única pessoa

  • A ética da responsabilidade possui caráter teleológico, orientando a conduta a partir da projeção de suas consequências e tendo, por isso, característica utilitarista. 

    Utilitarismo visa a finalidade.