-
Letra C
Em 1530, quando Martim Afonso de Souza chegou ao Brasil dando início a colonização em si, inicia-se a produção da cana-de-açúcar com base no Plantation.
Plantation -> Monocultura (cana-de-açúcar) + Escravidão (mão de obra) + Exportação (Mercado externo) + Latifúndio (grandes propriedades de terras)
"Sou tão lindo que quando olho no espelho, o reflexo bate palmas" - Jhonny Bravo
-
A expansão comercial marítima lançou as bases da mundialização do comércio, ligando Europa, América , África e Ásia em importantes e lucrativas rotas comerciais, através dos Oceanos Atlântico e Índico.
A ocupação de territórios nestes continentes, primordialmente em áreas litorâneas, visava o fornecimento de mercadorias que tivessem alto valor de revenda no mercado internacional da época. Seriam também mercados consumidores das metrópoles europeias.
E, o mais importante, seriam mercados exclusivos de cada metrópole, possibilitando balanças comerciais favoráveis e o enriquecimento de setores burgueses e de jovens Estados europeus.
É o chamado Mercantilismo, tema clássico nos estudos de história ocidental dos chamados Tempos Modernos.
Uma das alternativas apresenta um fundamento deste tipo de colonização no Brasil:
A) INCORRETA- Predominava o trabalho escravo e não o assalariado já que o tráfico de escravos era lucrativo para comerciantes e para a coroa portuguesa.
B) INCORRETA- Tanto portugueses e espanhóis buscavam, em suas áreas coloniais, a possibilidade de exploração de metais preciosos : ouro e prata.
C) CORRETA- A partir de mais ou menos 1530, quando da expedição de Martim Afonso de Souza, começa a efetiva ocupação do território português na América (futuro Brasil). E na medida em que a proposta de uma colonização mercantilista era de que a economia das colônias fosse instrumento para a manutenção de uma balança comercial favorável na metrópole, a empresa açucareira é fundamental pelo fato do açúcar ser um produto de alto valor de revenda no mercado internacional.
D) INCORRETA- Uma sociedade escravista como a que se estruturou na América Portuguesa não tem fundamento democrático e de liberdade.
E) INCORRETA- O preço unitário do produto açúcar não era alto. O lucro dos proprietários dava-se pelo plantio em grandes quantidades ,com pouca tecnologia, em grandes propriedades monocultoras.
Gabarito da professora: Letra C
-
GAB C
A) O predomínio do trabalho assalariado.
Predomina o trabalho escravo - Africano, e parcialmente indígena .
-------------------------------------------------------------------------------------------------
B ) A inexistência de exploração mineral.
Comum na area das Minas Gerais .
QUESTÃO ) A descoberta do ouro nos sertões mineiros foi recebida pela Coroa portuguesa com grande apreensão. Não havia um projeto de colonização definido a priori. A tarefa de controlar a multidão de aventureiros que se dirigiria àqueles sertões parecia algo grande demais para os poucos recursos lusos. Por fim, existia a possibilidade da descoberta daquela riqueza despertar a cobiça das demais nações europeias. Gab c
------------------------------------------------------------------------------------------
C) A importância da atividade açucareira.
Importante meio de exploração comercial dos Portugeses e certa parte dos holandeses.
Questão ) No período da economia açucareira, os portugueses lucravam na produção do açúcar, no seu refino e em sua distribuição na Europa. Gab E
O refino do açucar e sua distribuição ficava a cargo dos Holandeses , que detinha de notória experiencia no refino do açucar brazilis .
-------------------------------------------------------------------
D)Uma sociedade aberta e democrática.
Sociedade patriarcal, absolutista - monarquia , solidificada em camadas .
---------------------------------------------------------------------------------------
E ) O domínio da pequena propriedade.
Predominio da grande propriedade