Letra E
A Lei Áurea marcou o fim do Período Imperial e o início do Período Republicano. Após muitas crises no 2º Reinado com conflitos externos, a igreja, o exército, as classes altas insatisfeitas, etc, o império não estava mais conseguindo se sustentar. Vale salientar que a Lei Áurea teve forte influência com a pressão prolongada da Inglaterra para o fim do tráfico, uma vez que estava ocorrendo a Revolução Industrial no seu país, e defendiam a mão de obra assalariada porque a escrava barateava a produção.
"Alô, é da Polícia? Tem um cara gato na minha casa! Ah, espera, sou eu mesmo" - Jhonny Bravo
A questão não apresenta dificuldade para aqueles que são graduados em História. É tema clássico de História do Brasil. Aliás, ela trata o tema – Brasil monárquico- com dados que são da escola básica. Ou seja, poderia fazer parte de uma avaliação de Ensino Médio.
Não é proposta nenhuma análise mas tão somente uma indicação factual acerca do período monárquico.
É o que está em uma das alternativas .
A) INCORRETA- O período regencial, de menoridade de Pedro II, não foi longo mas, pela inexistência do poder moderador, foi de intensa movimentação política e revoltas.
B) INCORRETA – O Brasil era regido pela constituição de 1824.
C) INCORRETA- Houve, durante o período monárquico , um surto industrial liderado pelo Barão de Mauá mas, a economia ainda era baseada na agro- exportação.
D) INCORRETA- Durante o período monárquico atuavam dois partidos – Liberal e Conservador- que apresentavam poucas diferenças ideológicas e eram, na verdade, representantes de regiões diversas do país.
E) INCORRETA- Embora somente no final do período monárquico, quando já havia a falência do sistema escravista, foi ainda antes da proclamação da república que foi assinada a Lei Áurea, que extinguiu , ao menos em lei, a escravidão no Brasil.
Gabarito do Professor: Letra E.