SóProvas


ID
3282619
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1964 e 1985, o Brasil viveu sob um regime de exceção, comandado  por  generais. Em  dezembro  de  1968,  o  regime militar tomou uma decisão que, no dizer de um historiador e jornalista, tornava a ditadura “escancarada”. Era o(a)

Alternativas
Comentários
  • O AI – 5 é um dos mais famosos, e porque não dizer mais covardes, Atos Institucionais promulgados. Entre as medidas por ele determinadas estão: a suspensão da garantia de Habeas Corpus para alguns tipos de crimes, além disso, é por meio deste AI que o Presidente da República decreta estado de sítio, também ocorrem intervenções federais sem os devidos limites constitucionais, diversos direitos políticos são suspensos, o Congresso Nacional, as Assembléias Legislativas e as Câmaras de Vereadores entram em recesso e também mandatos eletivos sofrem cassação.

    fonte: resumo escolar

  • Próspera

  • Cabe ressaltar sobre a Emenda Dante Oliveira que foi uma proposta de EC já na transição para o processo de reabertura à democracia, tal emenda propunha eleições diretas efetivamente (resultou no movimento 'Diretas já!"), ela, no entanto, foi rejeitada.

  • Vale ressaltar que o Ai-5 teve seu fim no Governo Geisel (74-79), ele começou a abertura política: "Lenta, gradual e segura"

  • vale lembrar, sempre há pegadinha envolvendo

    AI-4 foi uma ato criado para construir uma nova constituição no periodo militar

    todos pensam que por estar em um periodo DITATORIAL a constituição foi OUTORGADA

    entretanto, a constituição de 1967 que entrou em vigor em 15 de março de 1967 foi PROMULGADA

  • Jornalista e historiador Èlio Gaspari " ditadura escancarada" sua obra.

  • O AI-5, em apenas 12 artigos concedia ao Presidente da República, dentre outros, os poderes de cassar mandatos, intervir em estados e municípios, suspender direitos políticos de qualquer pessoa e, o mais importante, decretar recesso do Congresso e assumir suas funções legislativas no ínterim. O AI-5 também suspendeu o  para crimes políticos. Por consequência, jornais oposicionistas ao regime militar foram censurados, livros e obras "subversivas" foram retiradas de circulação e vários artistas e intelectuais precisaram se exilar no estrangeiro.

  • #Pertenceremos PMPR!

  • Embora existam aqueles que negam o autoritarismo e depois o “regime de exceção "ditatorial do Brasil , os fatos demonstram o contrário. As leis aplicadas na época corroboram a classificação do período como de uma república ditatorial , particularmente a partir de 1968.
    O termo “ditadura escancarada" é o título de uma das obras de Elio Gaspari acerca do período. As outras são “Ditadura Envergonhada “, “Ditadura encurralada" e “ Ditadura Derrotada". O decreto que estabeleceu, sem dúvidas, a autoridade concentrada nas mãos do poder executivo central. Ou seja, dos militares
    A) INCORRETA- A constituição da época do regime militar foi “promulgada" por uma Junta em 1967 .
    B) INCORRETA- A Emenda Dante de Oliveira propunha a imediata eleição direta para a presidência da república e foi apresentada em 1983, no final do período militar. 
    C) CORRETA- O Ato Institucional número 5, mais conhecido como AI5, retirou os direitos de cidadania, deu poder ao chefe do Executivo central de dissolver o poder legislativo e de governar por decretos. Essas são características de um regime ditatorial. 
    D) INCORRETA- A Lei da Anistia, como o nome o diz, libera presos e perseguidos políticos. É um elemento de distensão de um regime autoritário e não de sua construção. 
    E) INCORRETA- O Decreto 477 visava punir professores e alunos que se manifestassem contra o regime militar 

    Gabarito do Professor: Letra C.