SóProvas


ID
3282628
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1946 e 1964, o Brasil conheceu uma experiência democrática, ainda que dentro de determinados limites e sujeita a diversas crises políticas. Entre as crises pelas quais passou o País nesse período, uma chama a atenção por seu desfecho dramático, que foi o(a)

Alternativas
Comentários
  • EM 1954 HOUVE UM ATENTADO CONTRA LACERDA QUE FOI ATRIBUIDO A MEMBROS DA GURDA PESSOAÇ FE GETÚLIO VARGAS

    -OPOSIÇÃO CONTRA VARGAS AUMENTA-->FORÇAS TENTAM OBRIGÁ-LO A RENUNCIAR OU LICENCIAR-SE

    MADRUGADA-24 DE AGOSTO- VARGAS REDIGIU SEU TESTAMENTO POLÍTICO E SE SUICIDA COM UM TIRO NO PEITO

    GAB :A

    PLANINHA DE ESTUDOS VOLTADA PARA A PM SP : encurtador.com.br/AKX36

  • PMSP.. VOCE É DO TAMANHO DO TEU SONHO ;

  • getulio

    cometeu suicídio logo depois do atentado da rua toneleiros que pressionou ainda mais o seu governo

  • O período de 1946 a 1964 foi marcado por intensa movimentação política, o que gerou momentos de crise e de instabilidade, com transformações em direção à verdadeira democracia mas, com permanências herdadas do passado autoritário. No entanto, não se pode negar o crescimento da participação popular na trama política , o que significa caminho para a construção de cidadania. Tal processo foi abruptamente interrompido em 64. Há vasta bibliografia sobre o período em tais como manuais para o Ensino Médio e publicações específicas para graduação em História.

    A publicação Brasil :uma Biografia de Lilia Schwarcz e Heloísa Sterling, assim como o História do Brasil de Boris Fausto são referências interessantes para estudo. Entre as opções apresentadas uma indica um momento de crise, entre 1946 e 1964, que teve um desfecho dramático. 
    A) CORRETA- O suicídio de Vargas foi um fim dramático e inesperado, para a crise política que se instalara, em função das divergências entre os projetos do presidente e as orientações representadas no congresso. O momento ainda se tornou mais marcante por conta da carta testamento deixada por Vargas. Sua frase “ deixo a vida para entrar na história" é icônica . 

    B) INCORRETA – Jânio Quadros governou por apenas sete meses. Renunciou ao cargo em 25 de agosto de 1961 .

    C) INCORRETA- Houve, quando da eleição de JK, mais de uma tentativa de golpe para impedi-lo de receber a faria presidencial. Mas, depois que assumiu o poder, JK fez um governo razoavelmente tranquilo. Não houve ameaça de guerra civil. 

    D) INCORRETA – O presidente Dutra não renunciou. Aliás, entre 1946 e 1964 apenas dois presidentes cumpriram seus mandatos : Dutra e JK 

    E) INCORRETA – João Goulart renunciou em 1964 para evitar uma guerra civil e não foi assassinado neste momento.

    Gabarito do Professor: Letra A.