De 1964 a março de 1985 o Brasil esteve submetido ao autoritarismo do regime militar, que teve o fim oficial com a eleição indireta de um presidente civil, em 1984.
O processo de construção de um Estado verdadeiramente democrático não tem sido simples, com marchas e contra-marchas , além de haver a necessidade de lidar com todas as questões herdadas do período anterior, como uma estrutura econômica ainda vinculada majoritariamente à exportação de produtos primários, instituições frágeis , lideranças políticas viciadas e um incompleto conceito de cidadania entre a população.
Além das dificuldades inerentes ao processo, houve momentos de crise, graves, que colocaram em teste a construção do Estado liberal democrata. Entre as alternativas abaixo uma indica razão ou razões para momentos de crise no Brasil após 1985
A) INCORRETA- O presidente Sarney não renunciou ao mandato. Assumiu a presidência quando do falecimento de Tancredo Neves e levou-o até o final.
B) CORRETA- Os dois processos de impeachment, que tiraram da presidência Fernando Collor de Mello e depois Dilma Roussef, abriram dois momentos de crise política que, no entanto, não destruíram as instituições democráticas que vem se estruturando após o fim do regime militar em 1985
C) INCORRETA – Não há notícias acerca de atentado contra Ulysses Guimarães.
D) INCORRETA- O Partido Democrático Trabalhista (PDT) foi criado quando da abertura do pluripartidarismo no final do regime militar e é, atualmente, o quinto maior partido do país.
E) INCORRETA- Lincoln Gordon, além e não ter sido expulso do Brasil, era o embaixador dos EUA na época do golpe militar, em 1964.
RESPOSTA: Letra B.