SóProvas


ID
3283699
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

  Não é demais lembrar que todo código deontológico é resultado de um processo de discussão coletiva, de definição de limites para o grupo ao qual é dirigido e de sinalização dessas balizas para os demais agrupamentos sociais com os quais se têm relação. Assim, nenhuma regra de conduta ética é fruto de uma única cabeça. A comunidade identifica um papel social para sua atuação, projeta boas práticas, pontua atitudes condenáveis, demarca limites, observa prioridades, elenca valores que sustentem suas tomadas de decisão em situações de dilema ético, enfim, negocia um conjunto que ajudará a compor um modelo de atuação na área de sua competência.

Rogério Christofoletti. Para uma abordagem virtuosa do jornalismo.
In: Em Questão. Porto Alegre, v. 18, n.º 1, p. 93 - 107, jan./jun. 2012.

Considerando a relação entre o processo descrito no texto e a formulação do código deontológico dos jornalistas, julgue o próximo item.

O papel social do jornalismo foi definido no século XVIII, no contexto do Iluminismo, e permanece o mesmo até hoje: contribuir para o esclarecimento da sociedade. Assim, a definição de boas práticas na área leva isso em consideração acima de tudo.

Alternativas
Comentários
  • O papel social do jornalismo é uma discussão mais recente, construída no início do século XX. É provável que a primeira corrente teórica a estudar o assunto tenha sido a Escola de Chicago.

    "Assim, retomamos as considerações realizadas por Walter Lippmann no início do século XX a respeito do compromisso com a verdade que o jornalismo precisa conter – mesmo frente a interesses alheios ao fomento da cidadania. É fundamental ressaltar o contexto em que o autor produziu: à época, como também observamos na obra de Robert Park (2008b), os jornais norte-americanos passavam a diferenciar fatos de opiniões, uma vez que, segundo o autor, a notícia era uma forma elementar de conhecimento, e sua interpretação ficava a cargo da página editorial." (Fonte 1)

    Não por acaso, é também no início do século XX que surgem os primeiros códigos de ética jornalísticos.

    "Karam em seus trabalhos recupera o código de ética para a profissão criado em 1910, em Kansas (EUA) e cita também o Código de ética dos Jornalistas Franceses, datado de 1918. No contexto brasileiro, o autor lembra o Código de ética dos jornalistas brasileiros, editado pela primeira vez em 1985 e o código de ética da Associação Nacional de Jornais, de 1991." (Fonte 2)

    Fonte 1:

    Fonte 2 :

    Qualquer erro, favor comunicar.

  • A instituição jornalística tem um papel social fundamental: através de uma linguagem própria, que busca orientar a leitura, ela comunica o conhecimento produzido em outros campos da vida pública.

    Existem alternativas viáveis para a realização de um jornalismo que, embora impossível de ser relacionado aos ideais romantizados de imparcialidade, neutralidade e objetividade, cumpra seu papel social e produza o conhecimento capaz de dar poder não aos empresários, proprietários ou anunciantes, mas aos cidadãos – fortalecendo, dessa forma, a autonomia das comunidades e qualificando os debates realizados na esfera pública. Afinal, a instituição jornalística presta um serviço público e deve estar à mercê dos interesses da sociedade.