GABARITO: CERTO
? Admite-se que ofícios, memorandos e seus anexos sejam impressos em ambas as faces do papel.
? Correto, a dúvida pode vir em impresso ou imprimido? Usa-se impresso com o verbos "ser/estar", usa-se "imprimido" com os verbo "ter/haver" (=eu já tinha imprimido aquele trabalho, Marcos).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à forma de apresentação de documentos no Padrão Ofício.
É importante ressaltar que esta é uma questão de 2018, ou seja, possivelmente anterior a reformulação do Manual de Redação, que ocorreu no mesmo ano, mas apenas no final de dezembro. Por esse motivo, é mencionado o memorando, que foi extinto a partir da 3ª edição. Entretanto, como o documento no Padrão Ofício absorveu as funções do memorando e do aviso e não houve alteração na apresentação do documento, esta questão será comentada.
No que se refere à impressão do documento no Padrão Ofício, o Manual de Redação determina que "na correspondência oficial, a impressão pode ocorrer em ambas as faces do papel. Nesse caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas páginas pares (margem espelho)". Com base nessa afirmação, é possível constatar que o Ofício e seus anexos podem ser impressos em ambas as faces do papel e, portanto, a questão está correta.
Gabarito: CERTO
GABARITO: CORRETO
Admite-se que ofícios, memorandos e seus anexos sejam impressos em ambas as faces do papel.
5.2 Formatação e apresentação
Os documentos do padrão ofício devem obedecer à seguinte formatação:
a) tamanho do papel: A4 (29,7 cm x 21 cm);
b) margem lateral esquerda: no mínimo, 3 cm de largura;
c) margem lateral direita: 1,5 cm;
d) margens superior e inferior: 2 cm;
e) área de cabeçalho: na primeira página, 5 cm a partir da margem superior do papel;
f) área de rodapé: nos 2 cm da margem inferior do documento;
g) impressão: na correspondência oficial, a impressão pode ocorrer em ambas as faces do papel. Nesse caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas páginas pares (margem espelho);
h) cores: os textos devem ser impressos na cor preta em papel branco, reservando-se, se necessário, a impressão colorida para gráficos e ilustrações;
i) destaques: para destaques deve-se utilizar, sem abuso, o negrito. Deve-se evitar destaques com uso de itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a sobriedade e a padronização do documento;
j) palavras estrangeiras: palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico;
k) arquivamento: dentro do possível, todos os documentos elaborados devem ter o arquivo de texto preservado para consulta posterior ou aproveitamento de trechos para casos análogos. Deve ser utilizado, preferencialmente, formato de arquivo que possa ser lido e editado pela maioria dos editores de texto utilizados no serviço público, tais como DOCX, ODT ou RTF.
l) nome do arquivo: para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira:
tipo do documento + número do documento + ano do documento (com 4 dígitos) + palavras-chaves do conteúdo