SóProvas


ID
328744
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Na teoria de administração de recursos humanos, a tese da reciprocidade significa:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra "E"

    Tese de Reciprocidade

    Há um velho ditado que diz que é dando que se recebe. Muitos chamam isso de reciprocidade. Existe uma forte interação psicológica entre cada pessoa e a organização na qual participa e trabalha, dessa interação decorre um processo de reciprocidade.

    Organizações oferecem incentivos ou alicientes, são pagamentos, salários, benefícios, prêmios de produção, gratificações, elogios, oportunidades de crescimento e promoção, reconhecimento, etc.

    Pessoas oferecem contribuições, são esforços, assiduidade, dedicação, habilidades, cooperação, compromisso, lealdade, criatividade, etc.
    Equilíbrio Organizacional (Norma da reciprocidade ou Contrato psicológico) é o êxito da organização em remunerar seus participantes com quantias adequadas de incentivos e motivá-los a continuarem fazendo parte da organização, fazendo contribuições e com isso, garantindo a sua sobrevivência e crescimento.

    Processo de reciprocidade é a expectativa mútua entre pessoas e organizações.
  • Resposta: Letra "E"

    A relação entre as pessoas e as organizações se dá pela troca de contribuições e incentivos. Os colaboradores dão contribuições (trabalho, esforço, dedicação, pontualidade, assiduidade e outras) que contribuirão para o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para os colaboradores incentivos (salários, prêmios, benefícios, oportunidades de crescimento, elogios e outros) que proporcionem a realização de seus objetivos pessoais.


    Se os incentivos recebidos são diretamente proporcionais às contribuições há o equilíbrio organizacional, que contribui para que os colaboradores permaneçam na organização.
     
    E as organizações só existirão se os incentivos proporcionados aos seus colaboradores forem suficientes para estimulá-los a dar mais e mais contribuições para a empresa. E estas contribuições precisam ser em quantidade bastante para que as organizações se mantenham e possam proporcionar novos incentivos.
     
    Ou seja, há entre os colaboradores e as organizações uma relação de reciprocidade, cada um avalia o que oferece e o que recebe em troca. Quando as expectativas recíprocas são atendidas ocorre uma significativa melhora na relação entre as pessoas e as empresas, mas se as pessoas julgam que o que recebem é menos em relação ao que proporcionam, surge um desiquilíbrio neste sistema e os colaboradores ficam propensos a deixar a organização.
    Colaboradores recompensados pelo esforço ficam satisfeitos e inclinados a não deixar a empresa.

    http://flaviofausto.blogspot.com.br/2011/06/causas-da-rotatividade-de-pessoal-parte_19.html