SóProvas


ID
3288493
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A evolução dos exames de dosagem hormonal nas últimas décadas

De métodos quase futurísticos às tecnologias mais modernas, as dosagens hormonais evoluíram com o avanço da medicina diagnóstica. A quimioluminescência, um tipo de reação química que gera energia luminosa, foi um dos primeiros métodos capazes de dosar hormônios que circulam no sangue em concentrações muito baixas, sendo utilizado atualmente com o imunoensaio. Com a descoberta do radioimunoensaio, em vez de dosar apenas os metabólitos, foi possível mensurar os próprios hormônios, como, por exemplo, insulina, cortisol e a gonadotrofina coriônica humana (HCG).
Internet: http://www.labnetwork.com.br/  (com adaptações).

Tendo o texto apresentado e os diversos aspectos a ele relacionados como referência inicial, julgue o próximo item.

O composto químico luminol, um dos representantes mais utilizados na quimioluminescência, quando em contato com o sangue, utiliza o ferro da hemoglobina como catalisador para a reação de liberação de luz.

Alternativas
Comentários
  • Gab. CORRETO

    O luminol é um pó de fórmula química C8H7O2N3. Quando borrifada em um ambiente que tem resquícios de sangue, a molécula do luminol entra em reação com o ferro da hemoglobina do sangue, emitindo uma luz azul que pode ser vista quando o ambiente é escurecido. Esse fenômeno ocorre porque um elétron se desloca para um nível energético mais baixo, emitindo um fóton.