SóProvas


ID
3291820
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As amostras laboratoriais devem ser coletadas em recipientes específicos que, em casos de amostras sanguíneas, devem conter ou não anticoagulantes, dependendo das dosagens a serem realizadas em determinada amostra. Sobre a coleta de sangue em tubos de plástico, assinale a alternativa que apresenta a cor da tampa do tubo, o respectivo anticoagulante e a respectiva ação desse anticoagulante sobre a amostra.

Alternativas
Comentários
  • Enolase também conhecida como fosfopiruvato hidratase, é uma metaloenzima responsável pela catálise da conversão de 2-fosfoglicerato em fosfoenolpiruvato, o nono e penúltimo passo da glicólise.

    Aldolase é uma enzima que participa do processo de conversão da glicose em energia. É encontrada em todo o corpo, mas os níveis mais altos ocorrem nos músculos. A quantidade no sangue se eleva quando há lesão muscular ou hepática.

  • Tubo verde: heparina

    mecanismo de ação: O efeito anticoagulante vem de um pentassacarídeo sulfatado presente em 30% das moléculas de heparina, o qual liga-se à antitrombina III, responsável por inibir a atividade de diversos fatores da coagulação, incluindo os fatores XIa, Xa, IXa e trombina.

    Tubo cinza: fluoreto de sódio

    mecanismo de ação: A enzima enolase (fosfopiruvato hidratase), da via glicolítica, é inibida. Ela é responsável pela conversão de 2-fosfoglicerato em fosfoenolpiruvato, o nono e penúltimo passo da glicólise.

    Tubo azul: citrato de sódio

    mecanismo de ação: Forma um quelato com o cálcio, ou seja, ele irá se ligar aos íons cálcio da amostra e a cascata da coagulação será interrompida.

    Tubo roxo: EDTA

    mecanismo de ação: Reage através de seus dois radicais ácidos com o cálcio plasmático, formando um quelato, tornando-se um sal insolúvel, ou seja, ele irá se ligar aos íons cálcio da amostra e a cascata da coagulação será interrompida.