3.28 fundação rasa (direta ou superficial)
elemento de fundação cuja base está assentada em profundidade inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação, recebendo aí as tensões distribuídas que equilibram a carga aplicada; para esta definição adota-se a menor profundidade, caso esta não seja constante em todo o perímetro da fundação.
3.27 fundação profunda
elemento de fundação que transmite a carga ao terreno ou pela base (resistência de ponta) ou por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, sendo sua ponta ou base apoiada em uma profundidade superior a oito vezes a sua menor dimensão em planta e no mínimo 3,0 m; quando não for atingido o limite de oito vezes, a denominação é justificada. Neste tipo de fundação incluem-se as estacas e os tubulões.
3.35 radier
elemento de fundação rasa dotado de rigidez para receber e distribuir mais do que 70 % das cargas da estrutura
Certo. Conforme a Norma, o radier é um exemplo de fundação rasa (direta).
3.11 estaca
elemento de fundação profunda executado inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que, em qualquer fase de sua execução, haja trabalho manual em profundidade. Os materiais empregados podem ser: madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado in loco, argamassa, calda de cimento, ou qualquer combinação dos anteriores
Errado. As estacas, independente do tipo de material empregado, são exemplos de fundações profundas.
3.49 tubulão
elemento de fundação profunda em que, pelo menos na etapa final da escavação do terreno, faz-se necessário o trabalho manual em profundidade para executar o alargamento de base ou pelo menos para a limpeza do fundo da escavação, uma vez que neste tipo de fundação as cargas são resistidas preponderantemente pela ponta.
Errado. Conforme a Norma, os tubulões são elementos de fundação profunda. A principal diferença entre os tubulões e as estacas, é que nos tubulões deve haver a descida de um operário para o alargamento da base ou para a limpeza do fundo.
3.38 sapata
elemento de fundação rasa, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim.
Certo. As sapatas são exemplos clássicos de fundações diretas. Esse tipo de fundação é empregada em solos com boa capacidade de carga livre de lençol freático. De maneira geral, as sapatas constituem o tipo de fundação mais econômico.
São exemplos de fundação direta (rasa ou superficial) a sapata e o radier.
Gabarito: Letra D.