SóProvas


ID
3295318
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Em uma instalação de água fria, podem ser utilizadas bombas centrífugas para elevar a água até os pisos superiores de um prédio.

Deve-se evitar operar essas bombas em situações de pressões reduzidas, com rarefações no líquido, que podem causar o surgimento de alvéolos, bolsas ou bolhas, que diminuem o rendimento da máquina e podem prejudicar sua durabilidade no longo prazo.

O fenômeno descrito acima é chamado de  

Alternativas
Comentários
  • Cavitação - ocorre quando o escoamento sai de uma pressão muito baixa para uma muito alta, num trecho muito curto, gerando implosão de bolhas de vapor, microvibrações e perturbações capazes de remover materiais dos componentes mecânicos próximos, ocasionando deterioração de máquinas e dispositivos, reduzindo sua eficiência e resistência mecânica.

    Golpe de ariete - choque violento nas paredes da tubulação, resultante da sobrepressão causada pela interrupção brusca do escoamento do líquido. A pressão é absorvida pelos esforços de compressão do líquido e de deformação da tubulação. Pode causar barulho/ ruído incômodo e até danificar a tubulação.

  • CAVITAÇÂO

     

    Quando a pressão absoluta em um determinado ponto se reduz a valores abaixo de um certo limite, alcançando o ponto de ebulição da água (para essa pressão) esse líquido começa a ferver e os condutos ou peças (de bombas, turbinas ou tubulações) passam a apresentar, em parte, bolsas de vapor dentro da própria corrente. O fenômeno de formação e destruição dessas bolsas de vapor, ou cavidades preenchidos com vapor denomina-se cavitação.

     

    Sempre que a pressão em algum ponto de uma bomba ou turbina atinge o limite crítico (pressão de vapor), as condições de funcionamento tornam-se precárias e as máquinas começam a vibrar, em consequência da cavitação. Os efeitos da cavitação trasmitem-se para as estruturas próximas, reduzindo o rendimento e podendo causar sérios danos materiais às instalações.

    NETTO, Azevedo, Manual de Hidráulica, 8° Ed., p.287

    A água, quando submetida a baixas pressões (pressões absolutas próximas de zero), pode evaporar mesmo com temperaturas ambientes baixas. Pressões baixas em tubulações podem provocar a evaporação da água, gerando alvéolos ou bolhas de ar que se formam e se destroem, gerando ruídos, vibrações e danificando as instalações hidráulicas. Embora a cavitação possa ocorrer em qualquer parte de uma instalações hidráulica, sua ocorrência é observada com mais frequência em bombas, principalmente após a sucção, onde há valores de baixa pressão.

  • b) vibração.

     

    Errado. A vibração nas tubulações hidráulicas pode ser ocasionada pela cavitação. Altas velocidades em tubulações também geram vibrações.

     

    c) descarga de fricção.

     

    Errado. A descarga por fricção , ou perda de carga, está relacionada com a perda de carga de um fluido em contato com a tubulação ou com peças como joelhos, tês e válvulas.

     

    d) subcarga.

     

    Errado. Subcarga é um termo utilizado para denominar que algo está com carga inferior a certo valor.

     

    e) golpe de ariete.

     

    Errado. O golpe de aríete é provocado por mudanças bruscas de velocidade nos sistemas de água. O golpe de aríete gera grandes pressões, podendo ocasionar a ruptura da tubulações.