-
GABARITO: CERTO
? Solicito que seja encaminhado a esta Comissão de Fiscalização e Controle, com a máxima urgência, o documento original de denúncia que deu origem à abertura do Processo n.º XXXX/2019, relativo ao registro irregular da Empresa ZXY, para que se proceda ao devido apensamento conforme os procedimentos legais previstos.
? Frase plenamente correta, "seja encaminhando" concordando com "documento"; deu origem a alguma coisa (preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "abertura" (=crase).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Não entendi. Quando ele coloca "solicito" não desrespeita a regra da impessoalidade?
-
Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gramaticais e ao uso adequado da linguagem na correspondência oficial.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, "não existe propriamente um padrão oficial de linguagem, o que há é o uso da norma padrão nos atos e nas comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática".
Sendo assim, verificamos que o texto presente neste item atende ao uso da norma padrão, pois é claro, conciso e coerente. Além disso, a ortografia, a pontuação e a acentuação foram empregadas corretamente. Dessa forma, este item está correto.
Gabarito: CERTO
-
Nao Aline V., pois podemos colocar: Solicito e Informamos que não vai ferir a impessoalidade. Basta olhar no Manual da Presidência da Republica, veja um trecho:
introdução: em que é apresentado o objetivo da comunicação. Evite o uso das formas: Tenho a honra de, Tenho o prazer de, Cumpre-me informar que. Prefira empregar a forma direta: Informo, Solicito, Comunico;
Espero ter ajudado, bons estudos! GAB: CERTO
-
"PARA QUE SE PROCEDA AO DEVIDO APENSAMENTO???
Pensei que o correto seria: O DEVIDO APENSAMENTO.
Bons estudos, Galera!
-
Depois da palavra apensamento não cabeira uma vírgula?
-
Conforme é uma conjunção subordinada, que dá uma relação de harmonia. Portanto, a vírgula é facultativa.
-
"A revisão atenta exige tempo. A pressa com que são elaboradas certas comunicações
quase sempre compromete sua clareza. “Não há assuntos urgentes, há assuntos atrasados”, diz
a máxima. Evite-se, pois, o atraso, com sua indesejável repercussão no texto redigido."
Esse trecho do Manual de Redação da Presidência da República não torna a questão errada?
-
chuva de virgulas