SóProvas


ID
3296050
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Popular  entre  militares,  discurso  de  que  ONGs  e  ambientalistas estariam a  serviço  de potências estrangeiras  evoca disputas comerciais e conflitos históricos, mas não leva  em conta o papel que brasileiros – entre os quais indígenas e  geólogos – tiveram na criação de grandes reservas na floresta  amazônica. 

                                                                   Internet: <www.bol.uol.com.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre temas correlacionados, julgue o item.


Os municípios do noroeste do Pará, a exemplo de Óbidos e Santarém, e a capital Belém são os que mais vêm apresentando ocorrências de queimadas neste semestre.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com reportagem publicada no G1 ( mídia digital) assinada por Filipe Domingues, do dia 07 de setembro de 2019, O município de São Félix do Xingu, no Pará, foi a cidade da Amazônia que registrou o maior número de focos de queimadas entre os dias 1º e 5 de setembro de 2019, de acordo com o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
    Em agosto deste ano, o número de focos de queimadas na Amazônia foi o maior dos últimos 9 anos. O município paraense é seguido pelo município de Lábrea (AM), com 122 focos. Em terceiro lugar está Feijó (AC), com 115 focos. O sistema do Inpe usa como referência imagens produzidas pelo satélite Aqua, que pertence à agência espacial dos Estados Unidos (Nasa). 
    O município de São Félix Xingu é conhecido nacionalmente por ter o maior rebanho bovino do país, com mais de 2,24 milhões de cabeças de gado em 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com um relatório da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), a cidade viu seu rebanho bovino aumentar 23,47% entre 2008 e 2018, totalizando 2.238262. Em 20 anos, o crescimento foi de 822,2%. E, o estado do Pará aumentou seu rebanho em 30,33% nos últimos dez anos e, em 2018, ele foi estimado em 20.010.944 cabeças. O aumento do rebanho e a consequente necessidade de pastagens é um dos maiores motivos para o desmatamento crescente na Amazônia. 

    Pelo acima descrito pode-se inferir que a afirmativa está incorreta. 


    GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO.
  • AMIGO, HÁ VÁRIOS MUNICÍPIOS ENTRE ELES, Altamira e São Félix do Xingu que também são focos bastante expressivos de desmatamento