-
O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi um do governo federal , criado pelo nº 579, de 30 de julho de 1938, durante o governo de (período do ). Fazia parte de um esforço de reforma na brasileira, e já estava previsto na . Além de fornecer elementos para melhoria da máquina pública, o DASP deveria fornecer assessoria técnica ao e elaborar a proposta orçamentária.
-
GAB.: E
O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi um órgão público do governo federal brasileiro, criado pelo decreto-lei nº 579, de 30 de julho de 1938, durante o governo de Getúlio Vargas (período do Estado Novo). Fazia parte de um esforço de reforma na administração públia brasileira, e já estava previsto na constituição de 1937. Além de fornecer elementos para melhoria da máquina pública, o DASP deveria fornecer assessoria técnica ao presidente da república e elaborar a proposta orçamentária.
OBS.: Reescrevendo o comentário anterior por estar faltando algumas palavras.
Fonte: wikipédia.
-
Importante lembrar que o DASP fazia parte do Estado Burocrático e o Decreto Lei 200/67 foi um dos primeiros movimentos rumo ao Estado Gerencial.
-
ERRADO
Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), fazia parte da Administração Burocrática (1930).
Decreto‐Lei n.º 200/1967, fazia parte da primeira tentativa de instalar a Administração Gerencialista. Portanto, não há uma REVITALIZAÇÃO de um modelo usado na era Burocratica.
Portanto, diferentes momentos e diferentes movimentos.
-
-
"O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi criado com a intenção de organizar as atividades de pessoal."
Essa primeira parte da assertiva está correta, pois o principal objetivo do DASP foi atuar nas áreas de pessoal, materiais e orçamentária.
"O Decreto‐Lei n.º 200/1967 revitalizou o DASP, sob a influência dos princípios norte‐americanos de administração pública."
Essa parte da assertiva creio esta errada, pois o DL 200 deixou o DASP somente com a responsabilidade da área de recursos humanos.
-
Questão muito capciosa, pois exige o conhecimento aprofundado do histórico do DASP.
Recorde que Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi criado pelo Decreto-lei nº. 579/1938, em pleno Estado Novo (regime ditatorial de Getúlio Vargas). Getúlio Vargas cria o DASP para ser o órgão central das reformas administrativas a serem implantadas.
A intenção não era organizar as atividades pessoal e sim implantar uma reforma burocrática profunda na Administração Pública brasileira com o objetivo de superar o modelo patrimonialista.
Sobre o tema, vejamos a lição de Augustinho Paludo (2020, p.158): “Os objetivos principais da criação do DASP foram: modernizar a Administração Pública brasileira e suprimir o modelo patrimonialista de gestão.”
Vale registrar ainda que, em sua criação, o DASP tinha a intenção de organizar as atividades de orçamento, documentação, material e pessoal.
Apenas em 1967, com a edição do Decreto nº 200/1967, que o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) passa a ser Departamento Administrativo do Pessoal Civil (DASP) e especializa-se na área de pessoal.
Gabarito: Errado
-
O DASP tinha viés totalmente burocrático, diferente da proposta descentralizadora do DL200/67, que já estava introduzindo a administração gerencial no Brasil, mesmo que estivesse em uma ditadura militar(o que impressiona)