-
Apesar da duplicidade do lancamento, o balancete de verificacão ficará fechado: totais de crédito igual ao débito.
Jutifica-se pelo Método das Partidas Dobradas: cada transacão financeira é registrada na forma de entradas em pelo menos duas contas, nas quais o total de débitos deve ser igual ao total de créditos.
-
O lançamento que resultou a duplicidade foi apenas relativo a venda:
D - Caixa
C - Receita na Alienação de ativo
Como ocorrerá em duplicidade o balancete fechará da mesma forma pois os débitos serão iguais aos créditos.
-
Vamos lá:
Reparem que o examinador coloca a depreciação na questão somente para confundir, pois após vender o maquinário, a mesma sumirá automaticamente.
Caso o contabilista registre a venda do maquinário que é de 50 mil por 100 mil, o balancete irá fechar normalmente, senão vejamos:
Caixa: 100 mil
Depreciação Acum 30 mil (fictício) Está saindo Valor.
a Máquinas 70 mil
Reparem que deu tudo certo, apesar da duplicidade, de modo que o balanço irá fechar.
Abraços
-
O balancete não está contemplado na Lei nº 6.404/76 como demonstrativo obrigatório. Todavia, ele é extremante útil, pois serve de base para a elaboração do Balanço Patrimonial, DRE, entre outros demonstrativos contábeis.
Entretanto, este instrumento, embora muito útil, não poderá detectar todos os erros que possam existir. O balancete, além de auxiliar na detecção de erros, pode ser útil na tomada de decisões, dada a inconveniência de se levantar balanço em períodos muito curtos.
Errado.
-
O balancete de verificação poderá ser fechado, não obstante esteja errado, visto que ele só confirma a igualdade dos débitos com os créditos, e, em um lançamento duplicado de vendas, esta - igualdade - não seria afetada.
-
Acredito eu que...
os valores de créditos e débitos vão bater, só que o VALOR não será correto, devido a duplicidade de lançamento...
-
O Balancete de Verificação não se presta a verificar se o lançamento foi realizado de forma correta ou não, mas apenas para analisar se o total dos valores lançados a débito é igual ao total dos valores lançados a crédito.
Assim, incorreta a assertiva.
-
ERRADO
O balancete de verificação só consegue "pegar" erros de valor, ou seja, a igualdade matemática entre débitos e créditos.
O balancete de verificação não consegue "pegar": estorno do período, classificação das contas, movimento individual das contas, lançamento do período, duplicidade de lançamento.
Além disso, a título de acrescentação de informação, o nome do contabilista responsável é a informação que pode ser omitida no balancete de verificação, e as contas de compensação (atos contábeis) não são registradas nesse balancete. Ademais, o balancete de verificação não se destina à publicação. As demonstrações é que são publicadas.
-
MÉTODO VENEZIANO É OBRIGATÓRIO NO BANCETEE.
-
Se foi feito um lançamento em duplicidade o método das partidas dobradas estará correto, já que o valores irão bater.
-
Poderá ser fechado sim porém de forma errada já que o erro foi na natureza da conta registrada e não da matemática.
-
só vai ter mudança no saldo, mas vai continuar mantendo a igualdade entre débito e crédito
-
ERRADO
MESMO COM O LANÇAMENTO EM DUPLICIDADE O BALANCETE PODERÁ SER FECHADO, POIS OS TOTAIS DE CRÉDITO SERÃO IGUAIS OS TOTAIS DE DÉBITO.
-
Balancete de verificação
- Tem como uma de suas finalidades demostrar a aplicação do método das partidas dobradas: Q602968
- Não é destinado a detectar todos os possíveis erros: Q933343
- Não evidencia lançamentos Duplicados: o balancete fechará, pois o total debitado será igual ao total creditado. Q109899
- Não evidencia Estornos do período: Q90407
- É capaz de detectar a inconsistências entre débitos e créditos: Q90406 e Q90405
- A igualdade NÃO garante que NÃO haverá nenhum erro: Q80697, Q371365, Q19104
-
Errado
►A função do balancete de verificação é verificar se o Método das Partidas Dobradas está sendo aplicado.
►O balancete de verificação é uma relação (ordenada) dos saldos das contas do RAZÃO. Deve apresentar uma coluna para os saldos devedores e outra para os saldos credores. Existem basicamente 4 tipos de balancete, podendo ser de 2, 4, 6 ou até mesmo 8 colunas.
►Este instrumento, embora de muita utilidade, não detectará toda amplitude de erros que possam existir nos lançamentos. Tais como a duplicidade,
-
GABARITO "ERRADO"
ERROS QUE O BALANCETE DE VERIFICAÇÃO NÃO IDENTIFICA:
- Omissão de lançamento;
- Duplicidade de lançamentos;
- Inversão de contas;
- Troca de contas.
-
o contabilista que lute para identificar o erro dele e, consequentemente, fechar o balancete haha
-
Gab.: errado
O balancete de verificação não evidencia lançamentos Duplicados. O balancete fechará, pois o total debitado será igual ao total creditado.
Acusaria erro caso o total de créditos não coincidisse com o total de débitos.
-
O balancete não mostra duplicidade, ele verifica se o método das partidas dobradas foi respeitado.
-
Pelo que entendi esse "poderá ser FECHADO", significa que o Contabilista vai perceber que os valores não batem pois o valor da venda estará matematicamente duplicado. Dessa forma é IMPOSSÍVEL que os valores de débitos e créditos sejam iguais e a questão não traz mais elementos para sabermos se alguma outra operação compensou o valor da duplicidade no balancete. Apesar disso, o Contabilista fecha o balancete sem corrigir ele. É como se fizesse "vista grossa" ao equívoco já que este não impede de fechar o balancete, que nem é obrigatório por lei, é apenas para se "ter uma ideia" daquele mês.
-
O Balancete de Verificação não se presta a verificar se o lançamento foi realizado de forma correta ou não, mas apenas para analisar se o total dos valores lançados a débito é igual ao total dos valores lançados a crédito.
Igor Cintra | Direção Concursos
-
Gab: ERRADO
"registrou a venda em duplicidade"
Conforme a própria banca:
Q19104/CESPE/TRT 17ª Região (ES)/2009:
O balancete de verificação, embora possa identificar erros decorrentes de incorreta aplicação do método das partidas dobradas, é ineficaz para a correção de erros constituídos por lançamentos invertidos ou duplicados. CERTO