SóProvas


ID
329794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com referência à execução da auditoria, seus métodos,
procedimentos, técnicas e instrumentos, julgue os itens
subsequentes.

Suponha que, ao efetuar um corte nas verificações relativas aos estoques, o auditor tenha constatado que uma mercadoria importada, constante do inventário, fora embarcada, mas ainda não havia sido entregue, conforme exigência contratual. Em tais circunstâncias, como a aquisição não tinha sido ainda registrada, o lucro bruto da empresa auditada foi indevidamente diminuído.

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão há mais necessidade de conhecimentos de Contabilidade do que propriamente de Auditoria. É uma questão de competência. Se a mercadoria já foi comprada, mas ainda não chegou na sede da empresa, ela deve ser registrada tempestivamente. A simples entrega não altera o fato de que uma certa quantia foi gasta para fazer a compra, diminuindo o lucro bruto da empresa, consequentemente.

    Alternativa errada.
  • A questão ñ está apenas errada por afirmar que o registro da mercadoria havia sido efetuado no inventário, se tal operação foi efetivada deveria sim ter sido apenas "ativada" como adiantamento à fornecedores como direito.
    A contabilizacao só deve ser efetuada com a efetiva entrada da mercadoria na empresa, ñ apenas com inicio do seu transito.
    Note tambem a afirmação de haver diminuido o lucro, para que haja a diminuicao do lucro, o estoque deve ser diminuido (estoque sao as mercadorias do inventário) se adicionarmos uma mercadoria ao estoque quer dizer que estas deixaram de compor o custo, para serem ativadas no estoque.
    espero ter ajudado
    forte e fraterno abraço
  • Pensei pela formula:
    CMV = Ei + C - EF
    * Compras (aquisiçao nao foi registrada, logo C esta menor.)
    Se C esta menor --> CMV é menor.
    LB = Vendas - CMV
    (LB foi indevidamente maior)
  • Primeiro a questão informa que a mercadoria importada constava no inventário ("constante do inventário"), depois diz que "a aquisição não tinha sido ainda registrada". Não entendi direito isso ...
    De qualquer forma, se a mercadoria não foi VENDIDA, e a questão em nenhum momento afirma isso, não há nenhum efeito no resultado.