SóProvas


ID
329803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com referência à execução da auditoria, seus métodos,
procedimentos, técnicas e instrumentos, julgue os itens
subsequentes.

A observação é uma das técnicas mais utilizadas em auditoria. Uma de suas características é a de ser aplicável à verificação de problemas específicos, para aspectos predefinidos. Apoia- se, principalmente, nos contatos pessoais com os responsáveis diretos pela execução das tarefas corriqueiras.

Alternativas
Comentários
  • Durante o procedimento de observação o Auditor deverá meramente olhar como um processo está sendo executado por pessoas da empresa, e não em manter contato com estas, justamente para ver exatamente os possíveis erros que ocorrem, para depois comunicá-los à administração.
  • acho q o erro é afirmar q a observação ocorre p/ verificação de problemas específicos e aspectos predefinidos....
  • Ajuda a identificar e obter provas a respeito de situações em que não há consciência do fato, e não em casos específicos e pré-definidos, onde o fato já é conhecido.

    "A observação direta é uma técnica de coleta de dados que utiliza os sentidos para compreender determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar. Ajuda a identificar e obter provas a respeito de situações sobre as quais os indivíduos não têm consciência, mas que orientam seu comportamento (MARCONI; LAKATOS, 1990). 

         Nas auditorias, observação direta é um método de coleta de informação contextualizada sobre a forma de funcionamento do objeto auditado (BRASIL, 2010) A técnica de observação direta permite realizar essa tarefa de forma sistemática e estruturada, valendo-se de roteiros para registro das observações."
  • A observação é, talvez, a mais generalizada de todas as técnicas de auditoria. Ela não se aplica à verificação específica de problemas.

  • 1.4Observação

    Consiste em olhar como um determinado processo ou procedimento está sendo executado por outros. É atécnica de auditoria que envolve o poder de constatação visual do auditor,podendo revelar erros, deficiências ou problemas por meio De exames visuais, e depende da argúcia, conhecimentos e experiências do auditor.

    A observação pode ser considerada a mais generalizada técnica de auditoria. Não se aplica à verificação específica de problemas,da forma que o fazem a circularização ou a conferência de cálculos, mas é de alguma utilidade em quase todas as fases do exame e não deve ser negligenciada. De acordo com a NBC TA 500, a observação consiste no exame de processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle. A observação fornece evidênciade auditoria a respeito da execução de processo ou procedimento,mas é limitada ao ponto no tempo em que a observação ocorree pelo fato de que o ato de ser observado pode afetar a maneira como o processo ou procedimento é executado.

    "A observação é uma das técnicas mais utilizadas em auditoria. Uma de suas características é a de ser aplicável à verificação de problemas específicos, para aspectos predefinidos. Apoia- se, principalmente, nos contatos pessoais com os responsáveis diretos pela execução das tarefas corriqueiras."

    ERRADA

  • INdagação = inquérito = entrevista ==> contato pessoal para informações de atividades corriqueiras.

    Bons estudos.

  • Auditor não mantém contato pessoal, mas sim profissional - fruto da independência necessária para a execução do seu trabalho. Ademais, ele não observa a execução de tarefas corriqueiras, mas sim processos que compõe a organização.

    Resposta: errado.