SóProvas


ID
3302164
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na engenharia de avaliações, qual é a técnica utilizada para explicar a variabilidade observada em uma determinada variável dependente em relação às variáveis independentes, levando-se em conta a posição geográfica de cada uma das observações e suas influências sobre os vizinhos, e que é muito útil nas avaliações de demandas habitacionais?

Alternativas
Comentários
  • C.1.1 A regressão espacial é a técnica utilizada quando se deseja explicar a variabilidade observada em uma determinada variável dependente...

    Fonte: Anexo C da NBR 14.653-Parte 2

  • Odeio essa norma...

  • Homocedasticidadeigual (homodispersão (scedasticidade), isto é, igual variância, variância dos erros constante. Os dados regredidos encontram-se mais homogêneos e menos dispersos (mais concentrados) em torno da reta de regressão do modelo. Esta é uma das hipóteses básicas adotada pelos modelos de regressão.

    Ausência de Autocorrelação = independência entre os erros, sob a condição de normalidade, ou seja, não há relação entre os erros. Esta também é uma das hipóteses básicas adotada pelos modelos de regressão.

    Outras hipóteses básicas do modelo de regressão:

    1.  A variável independente corresponde a números reais que não contenham nenhuma perturbação aleatória;

    2. Ausência de micronumerosidade, ou seja, o número de observações “n” deve ser superior ao número de parâmetros estimados pelo modelo:

    ·       Para n ≤ 30, ni ≥ 3;

    ·       Para 30 < n ≤ 100, ni ≥ 10%*n;

    ·       Para n > 100, ni ≥ 10.

    Onde n = número de dados da amostra; e ni = número de dados de mesma característica.

    3.  Os erros são variáveis aleatórias com distribuição normal;

    4. Ausência de colinearidade/multicolinearidade, ou seja, não existe dependência linear entre as variáveis independentes.

    Tive dificuldade em encontrar essas informações, encontrei em lugares diferente, portanto, se houver algum erros, por favor, me corrijam.