SóProvas


ID
3303913
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de 27 anos de idade, gênero masculino, apresenta-se para tratamento odontológico de rotina. Ao realizar uma radiografia, percebe-se uma área radiolúcida, unilocular, bem delimitada, circundada por uma cortical de esclerose localizada na linha média da maxila, ao longo da rafe palatina. O diagnóstico provável é de cisto do duto nasopalatino. Em relação a essa lesão, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O cisto do duto nasopalatino tem sua origem associada à proliferação de remanescentes epiteliais do duto nasopalatino.

( ) Esse cisto é o cisto não odontogênico intraósseo mais comum dos maxilares.

( ) Esse cisto pode ocasionar dor e afastamento dentário dos incisivos centrais superiores.

Alternativas
Comentários
  • O cisto do ducto nasopalatino (CDNP) é um cisto não odontogênico de desenvolvimento que se origina da proliferação dos remanescentes epiteliais do ducto nasopalatino, o qual está presente durante a vida fetal e tende a regredir após o nascimento; porém, podem permanecer resmanescentes que proliferam e originam o cisto.   É considerado um cisto raro, que acomete frequentemente homens entre a 4ª e 6ª décadas da vida. Geralmente, são assintomáticos, de crescimento lento e detectados após exame clínico e radiográfico de rotina. Tumefação na região anterior do palato, drenagem e dor, quando relatados, estão associados à infecção secundária ou à pressão sobre o nervo nasopalatino. Ao exame radiográfico, o cisto aparece posicionado na linha mediana como uma radioluscência em formato de coração, resultado da sobreposição da espinha nasal anterior.   O tratamento é a enucleação da lesão, e o encaminhamento para exame histopatológico é fundamental para a conclusão do diagnóstico.