SóProvas


ID
3304381
Banca
Asconprev
Órgão
SAAE de Juazeiro - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para dimensionar os dispositivos hidráulicos que compõem o sistema de drenagem, como bocas de lobo, deve-se determinar a vazão de projeto. A vazão de projeto é função, dentre outros fatores, da intensidade da precipitação (I). A partir do estudo da intensidade da precipitação, estabelecem-se as equações IDF (intensidade, duração e frequência). Neste contexto, a variação da intensidade com a duração da precipitação (D), para um tempo de retorno constante, será do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Dentro do conceito de chuva intensa, deve ser lembrado que quanto mais curta a duração de uma precipitação, maior a chance de que ela tenha sido muito intensa (lembra-se que é assim com quase tudo na vida. Intensidade é inversamente proporcional ao tempo), e que quanto mais freqüente uma chuva maior é a probabilidade de sua ocorrência. Assim, na análise de um chuva intensa, deve ser considerada a inter-relação entre essas variáveis: Intensidade – Duração – Freqüência. Esse processo é possível através da utilização das chamadas curvas IDF

    Observa-se que quanto menor a duração maior a intensidade da chuva. Da mesma forma, quanto maior o Tempo de Retorno, maior a intensidade da chuva. Por exemplo, a chuva de 1 hora de duração com tempo de retorno de 100 anos tem uma intensidade de 60 mm.hora-1. 

    Fonte: https://www.passeidireto.com/multiplo-login?returnUrl=%2Farquivo%2F4171664%2Fapostila-de-hidrologia

  • Usando a lógica: teremos um intensidade maior da chuva no início e com o passar do tempo (duração) a intensidade da chuva vai diminuindo até acabar. O gráfico que melhor representa isso é o da letra A.

  • Intensidade = altura pluviométrica / duração

    intensidade e duração são inversamente proporcionais - letra A

  • Copiou da questão da FCC.

    Essas bancas menrores sempre copiam