-
Letra A
eles cumprem a função de combater a retrossifonagem, que consiste no refluxo de água usada, proveniente de um reservatório, aparelho sanitário ou de qualquer outro recipiente, para o interior de uma tubulação, devido à sua pressão ser inferior à atmosférica.
-
No que diz respeito à eliminação positiva de pressão, a válvula de quebra vácuo, quando é aberta, expele o ar para o exterior, o que consequentemente ocasiona o alívio na pressão interna do tanque. Essa função é exatamente igual à da válvula de alívio de pressão.Porém, a válvula de quebra vácuo tem uma segunda função que é justamente atuar de forma a equilibrar a pressão interna, eliminando o vácuo e com isso impedindo que haja uma pressão externa que pressione as paredes do tanque.
-
Os dispositivos de proteção contra o golpe de aríete devem, portanto, ter por efeito limitar os valores da sobrepressão e da depressão.
São exemplos desses dispositivos:
Volantes de inércia;
Ventosas;
Reservatórios unidirecionais;
By-pass;
Chaminés de equilíbrio;
Reservatórios hidropneumáticos;
Válvulas de alívio;
Válvulas de retenção.
-
Segundo a NBR 5626
3.14 dispositivo de prevenção ao refluxo: Componente, ou disposição construtiva, destinado a impedir o refluxo de água em uma instalação predial de água fria, ou desta para a fonte de abastecimento
3.37 retrossifonagem: Refluxo de água usada, proveniente de um reservatório, aparelho sanitário ou de qualquer outro recipiente, para o interior de uma tubulação, devido à sua pressão ser inferior à atmosférica.
b) quebrador de vácuo (dispositivo que pode ser independente ou incorporado à peça de utilização, como ocorre em alguns modelos de caixa de descarga)
gabarito letra A
-
ÍNTEGRA DA NBR 5626/1998:
3.14 dispositivo de prevenção ao refluxo: Componente, ou disposição construtiva, destinado a impedir o refluxo de água em uma instalação predial de água fria, ou desta para a fonte de abastecimento.
3.37 retrossifonagem: Refluxo de água usada, proveniente de um reservatório, aparelho sanitário ou de qualquer outro recipiente, para o interior de uma tubulação, devido à sua pressão ser inferior à atmosférica.
5.4.3.2 Um dispositivo de prevenção ao refluxo deve ser previsto em cada ponto de utilização ou de suprimento de água, instalado no próprio ponto de utilização ou suprimento, ou em local o mais próximo possível.
O dispositivo de prevenção ao refluxo mais efetivo é a separação atmosférica padronizada, representada na figura 1.
Outros dispositivos podem ser utilizados, mas, para serem considerados efetivos contra a retrossifonagem, devem apresentar resultado satisfatório quando submetidos ao ensaio previsto no anexo B.
Entre esses dispositivos mencionam-se os seguintes:
a) separação atmosférica não padronizada (quando não atende ao representado na figura 1); e
b) quebrador de vácuo (dispositivo que pode ser independente ou incorporado à peça de utilização, como ocorre em alguns modelos de caixa de descarga).
Além da proteção contra a retrossifonagem, os pontos de utilização que de alguma forma possam estar sujeitos à condição de conexão cruzada devem ser protegidos contra o refluxo de água.
- - - - - - - -
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.
@ocivilengenheiro
-
Dispositivo quebrador de vácuo: impede o refluxo de água para o interior de uma tubulação devido a pressão ser menor que a atmosférica (pressão negativa).