SóProvas


ID
3304522
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As tubulações devem ser submetidas ao ensaio para verificação da estanqueidade durante o processo de sua montagem. O valor da pressão de ensaio, em cada seção da tubulação, deve ser no mínimo 1,5 vez o valor da pressão prevista em projeto para ocorrer nessa mesma seção em condições estáticas (sem escoamento) e, ainda, em qualquer que seja a parte da instalação sob ensaio considerada, a pressão deve ser superior a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    10.1.1 Critério – Estanqueidade à água das instalações de água

    As tubulações do sistema predial de água não devem apresentar vazamento quando submetidas, durante 1h., à pressão hidrostática de 1,5 vez o valor da pressão prevista, em projeto, nesta mesma seção, e, em nenhum caso, devem ser testadas a pressões inferiores a 100 kPa. A tubulação de água quente é testada com água à temperatura de 80º C, durante 1h. NBR 15575-6

  • Atualização da norma 5626:2020

    7.3.1  Ensaio  de  estanqueidade  das  tubulações

    7.3.1.1  O ensaio de estanqueidade deve ser realizado de modo a submeter cada seção da tubulação a uma pressão mínima de 600 kPa (60 mca) ou 1,5 vez a máxima pressão de trabalho, o que for menor.

    7.3.1.2  O sistema é considerado estanque caso não sejam detectados vazamentos ou queda de pressão manométrica por um período mínimo de 1 h após a estabilização da pressão.

    7.3.1.3  O ensaio de estanqueidade em tubulações do sistema predial de água quente deve ser realizado com água com temperatura mínima de 80 °C, antes da aplicação de eventual isolamento térmico ou acústico ou antes de serem recobertas.

  • A gente agora tem duas normas com valores diferentes, qual adotar?