SóProvas


ID
3305446
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“O cantor Gilberto Gil, internado para dar continuidade a um tratamento de insuficiência renal, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, comemora este ano, 74 anos de idade. Gilberto Gil é uma das maiores personalidades da música brasileira, reconhecido mundialmente. Em 1969, Gil e Caetano Veloso foram taxados de ‘subversivos’ pelo regime militar e partiram para o exílio na Inglaterra.”
(Disponíveis em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/06/gilberto-gil-recebe-alta-em-sp-apos-7-dias-internado.html e http://educacao.uol.com.br/biografias/gilberto-gil.htm. Adaptados.)

“Junto com Caetano Veloso e outros cantores, foi considerado o embrião de um movimento artístico que misturava os elementos da indústria cultural e os materiais da tradição brasileira, com uma proposta crítica, mostrando uma preocupação com os problemas sociais do país.” Trata-se do(a):|

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    Tropicalismo foi um movimento cultural de vanguarda que ocorreu no Brasil nos anos de 1967 e 1968 nas artes, principalmente na Música. Merecem destaques os compositores Caetano veloso, Gilberto Gil, que lideraram o movimento, além de Nara Leão, Tom Zé, Gal Costa, Os Mutantes (Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias), Torquato Neto, Rogério Duprat, Capinam, Jorge Bem, Maria Bethânia.

    O Tropicalismo caracterizado como um movimento libertário e revolucionário, buscava se afastar um pouco do intelectualismo da Bossa Nova a fim de aproximar a música brasileira dos aspectos da cultura popular, do samba, do pop, do rock, da psicodelia. Interessante observar que essa experiência estética aberta, sincrética e inovadora lançada pelos tropicalistas, mudou não somente a música popular brasileira, mas o panorama da cultura em geral, em busca da modernidade do país.

    No momento, o Brasil passava por momentos de conflito como o Golpe de 64, a censura, as greves, os movimentos estudantis, que culminaram num regime ditatorial no país. Após o declínio da , o novo movimento que surge, a saber, a MPB, foi o fulcro necessário para que um conjunto de artistas, denominados "Tropicalistas", se reunissem com objetivos de libertação e mudanças no panorama cultural brasileiro.

    disponível: TODAMATÉRIA