SóProvas


ID
3305596
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae, bacilo que tem alta infectividade e baixa patogenicidade. O tratamento recomendado é a poliquimioterapia baseado no número de lesões cutâneas, e o infectado recebe a classificação operacional em paucibacilar ou multibacilar quando apresenta, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Paucibacilar:

    Hanseníase indeterminada: estágio inicial da doença, com um número de até cinco manchas de contornos mal definidos e sem comprometimento neural.  Hanseníase tuberculoide: manchas ou placas de até cinco lesões, bem definidas, com um nervo comprometido. Podendo ocorrer neurite (inflamação do nervo).

    Multibacilar

    . Hanseníase borderline ou dimorfa: manchas e placas, acima de cinco lesões, com bordos às vezes bem ou pouco definidos, com comprometimento de dois ou mais nervos, e ocorrência de quadros reacionais com maior frequência. Hanseníase virchowiana: forma mais disseminada da doença. Há dificuldade para separar a pele normal da danificada, podendo comprometer nariz, rins e órgãos reprodutivos masculinos. Pode haver a ocorrência de neurite e eritema nodoso (nódulos dolorosos) na pele.