SóProvas


ID
3307522
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Cândido Mariano da Silva Rondon (1865 – 1958), ou Marechal Rondon, foi importante figura mato grossense e brasileira, atuando constantemente na geografa e política do país e ficou conhecido como patrono da comunicação. Sobre ele, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

  • Altenativa correta letra C

    A mãe dele era neta de índios bororos, nada a ver com a paçoca as outras alternativas.

  • Cândido Mariano da Silva (Marechal Rondon) nasceu em Mimoso, hoje Santo Antônio de Leverger, Mato Grosso, no dia 5 de maio de 1865. Era filho de Cândido Mariano e de Claudina Lucas Evangelista, neta de índios Bororos.

    Marechal Rondon (1865-1958) foi militar e sertanista brasileiro. Foi o idealizador do Parque Nacional do Xingu e Diretor do Serviço de Proteção ao Índio. Integrou a Comissão Construtora de Linhas Telegráficas, atravessou o sertão desconhecido, na maior parte, habitado por índios bororos, terenas e guaicurus. Abriu estradas, expandiu o telégrafo e ajudou a demarcar as terras indígenas.

    https://www.ebiografia.com/marechal_rondon/

  • Guerra da cisplatina ocorreu em meados de 1828. Ele nem era nascido.

  • Cândido Rondon, mato-grossense, conquistou o posto de Marechal do Exército brasileiro devido aos longos anos de vida dedicado à integração das regiões mais afastadas do interior brasileiro e tinha por lema a frase: “morrer se for preciso, matar nunca”, demonstrando sempre respeito pela imensa diversidade da fauna e fora, bem como as culturas indígenas com as quais teve contato.

    Explorador, pacificador e geógrafo, Marechal Rondon era bacharel em ciências físicas e naturais, foi professor de astronomia, mecânica e matemática. Abandonou o magistério para dedicar-se à construção de linhas telegráficas pelo interior do Brasil, atendendo à solicitação do governo federal. Pacificador dos índios Bororó, Botocudo, Kaingang, Xokleng, Nambikuára, Xavante e Umotina, implementou a ligação telegráfica entre Brasil, Paraguai e Bolívia. 

    Resposta: C