GABARITO: LETRA C
(1) Exercício do Serviço Social sem ser discriminado(a) nem discriminar por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física ? de acordo com o Código de Ética de 1993, temos 11 princípios e esse descrito é o número 11.
(3) Liberdade na realização de seus estudos e pesquisas, resguardados os direitos de participação de indivíduos ou grupos envolvidos em seus trabalhos ? segundo Código de Ética de 1993, art. 2º Constituem direitos do/a assistente social: i- liberdade na realização de seus estudos.
(2) Contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária ? art. 8º São deveres do/a assistente social: c- contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A questão requer conhecimento do Código de Ética do/a assistente social, que foi instituído pela Resolução CFESS nº 273 de 13 março 1993.
Ao analisar os itens, temos:
(1) Exercício do Serviço Social sem ser discriminado(a) nem discriminar por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física. De acordo com o inciso XI, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um princípio fundamental do Código de Ética.
(3) Liberdade na realização de seus estudos e pesquisas, resguardados os direitos de participação de indivíduos ou grupos envolvidos em seus trabalhos. De acordo com o “Art. 2º”, inciso j, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social.
(2) Contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária. De acordo com o “Art. 8º”, inciso c, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um dever do/a assistente social.
Portanto, as alternativas são:
A, B, e D – Incorretas.
C – Correta. 1 3 2
Gabarito: C