SóProvas


ID
3309784
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A transformação do metal e ligas metálicas em peças com tamanho e formas definidas pode ser realizada por intermédio de inúmeros processos.
A respeito da fundição dos materiais, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Nas paredes dos moldes de fundição, ocorre a zona coquilhada, que são grãos pequenos cristalizados devido ao alto gradiente de temperatura. Os grãos colunares, de maiores tamanhos, crescem na direção perpendicular em direção ao centro da seção transversal da peça; onde se tem a zona (central) de grãos equiaxiais.

  • Os braços dendríticos secundários formam-se nas proximidades das pontas das dendritas e com poucas ramificações uniformemente espaçadas. Entretanto, esses espaçamentos aumentam à medida que se aproximam da raiz da dendrita. É também importante destacar que, ao observar-se uma microestrutura de um crescimento dendrítico unidirecional, muitas das ramificações primárias ali contidas podem ter crescido do mesmo núcleo e apresentar aproximadamente a mesma orientação cristalográfica, fazendo parte do mesmo grão e portanto constituindo-se em uma única dendrita, ou podem ter se desenvolvido de vários núcleos formados a partir do contato do líquido com a parede fria do molde, e constituindo-se dessa forma a uma rede de dendritas que cresce paralelamente.

  • Durante a cristalização, o crescimento dos cristais não se dá de maneira uniforme. A velocidade de crescimento não é a mesma em todas as direções, variando de acordo com os diferentes eixos cristalográficos. Nos cantos, pode ser produzido efeitos indesejáveis, devido a grupos colunares de cristais, crescendo de paredes contíguas, se encontrarem segundo planos diagonais. Os efeitos indesejáveis resultam do fato de essas diagonais constituírem planos de maior fragilidade de modo que, durante a operação de conformação mecânica a que essas peças são submetidas posteriormente podem surgir fissuras que inutilizam o material.

    O despendimento de gases ocorre principalmente em ligas ferro-carbono. O oxigênio dissolvido no ferro tende a se combinar com o carbono dessas ligas, formando os gases CO2 e CO. Em aços de baixo carbono, na forma de lingotes a serem forjados ou laminados, as bolhas não são prejudiciais.