SóProvas


ID
3310801
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A dificuldade em preservar documentos digitais diz respeito à volatilidade das mídias utilizadas para registro dos dados e à rápida obsolescência da tecnologia. A adoção de técnicas visando à preservação digital faz parte da solução desse problema. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as técnicas para preservação digital a suas respectivas características.

COLUNA I
1. Emulação
2. Encapsulamento
3. Migração

COLUNA II
( ) Consiste em reunir, em um mesmo dossiê, o conjunto de software e a descrição das condições necessárias para a reprodução do documento a ser preservado.
( ) Envolve a substituição do suporte de armazenamento e do software associado por outros de uso corrente, antes que o documento se torne inacessível.
( ) Exige o desenvolvimento de um software que substitua o sistema em uso ao recriar o ambiente do sistema anterior.
Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Marcondes et al., (2005, p. 19, 139 -140):

    Emulação - Esta estratégia está bem próxima à filosofia da preservação tecnológica, tendo em vista que envolve preservar programas aplicativos originais, os objetos digitais originais e todas as suas funcionalidades. A emulação parte do pressuposto que é tecnicamente viável substituir as plataformas de hardware obsoletas necessárias para rodar no futuro os aplicativos originais por máquinas virtuais, por meio de programas emuladores. Em vez de museus de equipamentos reais, teríamos museus virtuais, constituídos de programas emuladores de hardwares obsoletos.

    A estratégia de encapsulamento envolve criar “ containers” ou “ embrulhos - estruturas físicas ou lógicas - onde todos os elementos necessários para a interpretação do objeto digital estão reunidos, incluindo o próprio objeto e os metadados correspondentes. Os metadados estabelecidos pelo Modelo de Referência OAIS também são usados para fornecer as informações de suporte que devem estar presentes em um encapsulamento: informação de representação, usadas para interpretar corretamente a seqüência de bits, contexto, proveniência, referência e permanência.

    Migração - Estratégia de preservação que consiste em copiar, converter e/ou transferir a informação digital de uma plataforma tecnológica que está se tornando obsoleta para uma outra mais atualizada e de uso corrente. O objetivo da migração é preservar a integridade de objetos digitais enquanto mantém a capacidade do usuário de recuperá-los, exibi-los e utilizá-los em face das constantes mudanças tecnológicas.

    Gab. C

    MARCONDES, Carlos H. et al., (Org.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas. Salvador: EDUFBA; Brasília: IBICT, 2005. 342 p. Disponível em:http://livroaberto.ibict.br/handle/1/1013