-
Continuação...
IGP.
Este protocolo pertence à camada de rede, cujo principal é o IP, descrito na letra B. O IGP – Interior Gateway Protocol é um protocolo que roda dentro de um AS - Sistema Autônomo (é um conjunto de roteadores que estão sob o mesmo controle administrativo e técnico e que rodam, todos, o mesmo protocolo de roteamento entre eles), por isto é conhecido como protocolo de roteamento interno. Existem dois tipos de protocolos de roteamento interno IGP mais usados, quais sejam: RIP – Routing Information Protocol, Protocolo de Informação de Roteamento, e o OSPF – Open Shortest Path First.
FTP.
Este protocolo pertence à camada de aplicação. O FTP – File Transfer Protocol é usado para transferir arquivos de um host para outro.
Fontes:
Redes de computadores: uma abordagem top-down/ Behrouz A. Forouzan, Firouz Mosharraf; – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: AMGH, 2013. Adaptado.
Redes de computadores: uma abordagem top-down/ James F. Kurose e Keith W. Ross. 5 ed. São Paulo: Addison Wsley, 2010.
-
Continuação..
IP.
Este protocolo, pertence à camada de rede. Além dele, existem outros auxiliares que ajudam o IP nas tarefas de entrega e roteamento, mas os principais são os que seguem, incluindo o próprio IP:
IP – Internet Protocol, ou Protocolo Internet, que define o formato do pacote, denominado datagrama na camada de rede; também define o formato da estrutura de endereços usados nesta camada; é o responsável pelo roteamento de um pacote de sua origem até seu destino, o que é conseguido por meio do encaminhamento do datagrama de cada roteador para o próximo roteador no seu caminho; ele também é um protocolo não orientado à conexão que não fornece qualquer serviço de controle de fluxo, controle de erro ou controle de congestionamento.
ICMP – Internet Control Message Protocol, ou Protocolo de Mensagens de Controle da Internet, ajuda o IP a relatar alguns problemas durante o roteamento de pacotes;
IGMP – Internet Group Menagement Protocol, ou Protocolo de Gereniamento de Grupos Internet, é outro protocolo que ajuda o IP, neste caso em tarefas de multicast;
DHCP – Dynamic Host Configuration Protocol, ou Protocolo de Configuração Dinâmica de Host, ajuda o IP a obter o endereço de camada de rede para um host;
ARP – Address Resolution Protocol, ou Protocolo de Resolução de Endereços, é um protocolo que ajuda o IP a localizar o endereço da camada de enlace de um host ou de roteador quando o seu endereço de camada de rede é dado;
-
Dos protocolos a seguir, qual atua na camada de aplicação?
TCP.
Este protocolo, pertence à camada de transporte. Além dele, existem outros, mas os principais são os que seguem, incluindo o próprio TCP:
TCP - Transmission Control Protocol, ou Protocolo de Controle de Transmissão: é um protocolo orientado à conexão que inicialmente estabelece uma conexão lógica entre as camadas de transporte dos dois hosts antes de transferir dados. Ele provê controle de fluxo (harmonizando a taxa de envio de dados do host de origem e a taxa de recepção de dados do host de destino para impedir que este fique sobrecarregado, controle de erros (para garantir que os segmentos cheguem ao destino sem erros e para reenviar segmentos corrompidos) e controle de congestionamento para reduzir a perda de segmentos devido a congestionamentos na rede.
UDP – User Datagram Protocol, ou Protocolo de Datagramas de Usuário, é um protocolo não orientado à conexão que transmite datagramas de usuário sem antes criar uma conexão lógica. Ele é um protocolo simples que não fornece controle de fluxo, erros, ou congestionamento;
e, mais recentemente, o
SCTP - Stream Control Transmission Protocol, ou Protocolo de Controle de Fluxo de Transmissão, o qual foi concebido para atender às novas aplicações que estão surgindo na área de multimídia.