SóProvas


ID
3311275
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Código de Ética Profissional do Serviço Social de 1993 é um instrumento normativo que materializa o Projeto Ético-Político Profissional construído nos últimos 30 anos pela categoria de assistentes sociais brasileiros e formulado para dar sustentação legal ao exercício profissional, mas que não se restringe a essa dimensão. Pelo contrário, fortalece e respalda as ações profissionais na direção de um projeto em defesa dos interesses da classe trabalhadora. Entre os direitos e deveres dos assistentes sociais estão:

I. É direito do assistente social a garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados neste Código.

II. É direito do assistente social o livre exercício das atividades inerentes à Profissão.

III. É dever do assistente social a participação na elaboração e no gerenciamento das políticas sociais e na formulação e implementação de programas sociais.

IV. É direito do assistente social a inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional.

V. É dever do assistente social desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.

São direitos e deveres do assistente social:

Alternativas
Comentários
  • III é um direito!

  • GABARITO: LETRA D

    ? III. É dever do assistente social a participação na elaboração e no gerenciamento das políticas sociais e na formulação e implementação de programas sociais ? segundo o Código de Ética de 1993 (=art. 2º Constituem direitos do/a assistente social).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!? 

  • A questão requer conhecimento da Resolução CFESS nº 273 de 1993, que institui o Código de Ética profissional. Nesse documento encontramos os princípios, deveres, direitos e vedações que orientam o trabalho do/a assistente social.

    Vamos analisar os itens:

    I – Correto. É direito do assistente social a garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados neste Código. De acordo com o “Art. 2º”, alínea a, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social.

    II – Correto. É direito do assistente social o livre exercício das atividades inerentes à Profissão. De acordo com o “Art. 2º”, alínea b, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social.

    III – Incorreto. É dever do assistente social a participação na elaboração e no gerenciamento das políticas sociais e na formulação e implementação de programas sociais. De acordo com o “Art. 2º”, alínea c, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social.

    IV – Correto. É direito do assistente social a inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional. De acordo com o “Art. 2º”, alínea d, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social.

    V – Correto. É dever do assistente social desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor. De acordo com o “Art. 3º”, alínea a, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um dever do/a assistente social.

    Ao analisar as alternativas, temos:

    A, B e C – Incorretas.

    D – Correta. I, II, IV e V, apenas.

    Gabarito: D