- ID
- 3311305
- Banca
- FUNDEP (Gestão de Concursos)
- Órgão
- INB
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Serviço Social
- Assuntos
O texto de Marina Abreu, A dimensão Pedagógica do Serviço Social: bases histórico-conceituais e expressões particulares na sociedade brasileira, discute a função pedagógica do Serviço Social em seu desenvolvimento na sociedade capitalista, reafirmando que esta profissão se inscreve no campo das atividades que incidem na formação da cultura como um elemento constitutivo das relações de hegemonia. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.
I. O projeto profissional, em sua vinculação às lutas sociais da classe trabalhadora, apresenta-se diversificado em relação ao horizonte societário pretendido e às formas de inserção profissional nos processos concretos, refletindo as tendências societárias e estratégias de construção de alternativas à sociedade capitalista.
II. O fundamento básico da discussão sobre a dimensão pedagógica da prática do assistente social encontra-se na premissa gramsciana de que toda relação de hegemonia é eminentemente pedagógica, afirmando a vinculação das relações pedagógicas à luta pela hegemonia na sociedade como elemento para os processos formadores de cultura.
III. A dimensão pedagógica do Serviço Social diz respeito aos efeitos da ação profissional na maneira de pensar e agir dos sujeitos envolvidos nesse processo, contribuindo para a formação das subjetividades e padrões de conduta individuais e coletivos.
IV. Novos desafios pedagógicos se colocam para os assistentes sociais na atualidade, para avançar na construção do projeto profissional numa perspectiva emancipatória, em que se destaca a necessidade de contribuição para o fortalecimento das conquistas da classe trabalhadora.
É(São) afirmação(ões) da autora do texto: