SóProvas


ID
3311317
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Código de Ética do Serviço Social (1993) prevê a relação dos Assistentes Sociais em relação a: Capítulo I – Das Relações com os Usuários, Capítulo II – Das Relações com as Instituições Empregadoras e Outras, Capítulo III – Das Relações com Assistentes Sociais e Outros Profissionais, Capítulo IV – Das Relações com Entidades da Categoria e Demais Organizações da Sociedade Civil.

Sobre os deveres e os direitos dos profissionais em relação a essas instâncias, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Lembrando que queremos a alternativa incorreta:

    ? São deveres do profissional em relação aos colegas assistentes sociais e outros profissionais: 1 ? ser solidário com outros profissionais e eximir-se de denunciar atos que contrariem os postulados éticos contidos no Código de ética do Serviço Social e 2 ? incentivar, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar ? "eximir" é deixar de fazer algo, logo, está incorreto.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!? 

  • A questão requer conhecimento do Código de Ética do/a assistente social, que foi instituído pela Resolução CFESS nº 273 de 13 março 1993. Devemos encontrar a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas, temos:

    A – Correta. São deveres do profissional em relação aos colegas assistentes sociais e outros profissionais: 1 – ser solidário com outros profissionais e eximir-se de denunciar atos que contrariem os postulados éticos contidos no Código de ética do Serviço Social e 2 – incentivar, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar. De acordo com o “Art. 10º”, alínea a, do Código de Ética do/a assistente social de 1993, temos: a - ser solidário/a com outros/as profissionais, sem, todavia, eximir-se de denunciar atos que contrariem os postulados éticos contidos neste Código.

    B – Incorreta. Em relação às instituições empregadoras, é vedado aos assistentes sociais: 1 – emprestar seu nome e registro profissional a firmas, organizações ou empresas para simulação do exercício efetivo do Serviço Social e 2 – usar ou permitir o tráfico de influência para obtenção de emprego, desrespeitando concurso ou processos seletivos. De acordo com o “Art. 9º”, alínea a e b, do Código de Ética do/a assistente social de 1993, a alternativa constitui vedação ao assistente social.

    C – Incorreta. São deveres do assistente social em relação a entidades da categoria e demais organizações da sociedade civil: 1 – denunciar ao Conselho Regional as instituições públicas ou privadas em que as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar os usuários ou profissionais e 2 – respeitar a autonomia dos movimentos populares e das organizações das classes trabalhadoras. De acordo com o “Art. 13º”, alínea a e c, do Código de Ética do/a assistente social de 1993, a alternativa constitui dever do/a assistente social em relação a entidades da categoria e demais organizações da sociedade civil.

    D – Incorreta. Em relação aos usuários é vedado ao profissional: 1 – exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do usuário de participar e decidir livremente sobre seus interesses e 2 – aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social – usuário, para obter vantagens pessoais ou para terceiros. De acordo com o “Art. 6º”, alínea a e b, do Código de Ética do/a assistente social de 1993, a alternativa constitui dever do/a assistente social em relação

    Gabarito: A