I. Há dois tipos de dobras que são considerados principais, sendo que um é a dobra tectônica, que se vincula à dinâmica interna do planeta sob diversas condições de esforço, temperatura e pressão. CORRETO
As dobras podem ser definidas como tectônicas, quando resultam de movimentos da crosta terrestre, e atectônicas, quando resultam de movimentos superficiais devido à influência da gravidade (deslizamentos, acomodações, escorregamentos, etc).
II. Existem as falhas de gravidade, que são, geralmente, subverticais, com deslocamento horizontal entre os blocos e apresentam movimentos dextral ou horário e sinistral ou anti-horário. INCORRETO
Nas falhas de gravidade, o movimento dos blocos ocorre no sentido vertical.
III. Existem dois regimes de deformação, sendo que os regimes compressivos resultam da convergência entre placas litosféricas e são responsáveis pela formação de estruturas de dimensões globais e microscópicas. CORRETO
Os regimes de deformação podem ser de dois tipos:
Rúptil, quando a rocha ultrapassa o seu limite de rigidez, deformando-se e fragmentando-se permanentemente.
Dúctil, quando a rocha, devido a condições termodinâmicas específicas, deforma-se de forma elástica (reversível) ou plástica (irreversível) sem que haja a fragmentação do material.
Já os regimes tectônicos são resultados do stress na borda das placas tectônicas e podem ser divididos em três tipos principais:
Regime divergente ou extensional: a tectônica extensional está associada ao alongamento e adelgaçamento da crosta e cujos limites afastam-se formando nova litosfera.
Regime transcorrente ou transformante: está associado com o movimento lateral relativo de blocos adjacentes da crosta. Este tipo de tectônica é encontrada ao longo falhas transformantes oceânicas e continentais,
Regimes convergente ou compressional: está associado a ambientes geológicos onde ocorre o encurtamento e espessamento da crosta em decorrência da subducção (ou obducção), envolvendo movimentos inversos e oblíquos.
De forma complementar, no que diz respeito à escala de observação, a deformação tende a ocorrer tanto na escala macroscópica (estruturas quilométricas ou que possam ser observadas a olho nu) como na microscópica (com o auxílio do microscópio petrográfico).
GABARITO: B de basalto shoshonítico ;)