-
Gabarito B.
B)As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro, evitando-se uma linguagem restrita a determinados grupos.
Nas comunicações oficiais:
Emissor = serviço público;
Destinatário = público e/ou órgãos públicos.
O texto deve ser claro, direto e de fácil entendimento. Portanto, deve-se utilizar a norma culta da língua portuguesa e evitar o emprego de gírias ou regionalismos, o que inviabilizaria a compreensão do texto por alguns grupos.
-
NÃO se deve impregar LINGUAGEM TÉCNICA em comunicação oficial
Boa Gabaritar!!!!
-
Excelente comentário
-
top
-
A) Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter informativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos.ERRADO.
- Corrigindo: caráter NORMATIVO.
B) As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro, evitando-se uma linguagem restrita a determinados grupos. CORRETO.
C) Ressalte-se que não há distância entre a língua falada e a escrita uma vez que ambas compreendem diferentes níveis, de acordo com o uso que dela se faça. ERRADO.
- A linguagem escrita é diferente da língua falada, não podemos generalizar.
D) A linguagem técnica deve ser empregada em todas as situações de comunicação oficial, devendo ser adotada no desenvolvimento das mensagens por sua clareza ERRADO.
- A linguagem técnica é utilizada apenas quando é NECESSÁRIO. Ademais, o seu uso indiscriminado dificulta a clareza da comunicação.
-
Sobre o item B) "linguagem restrita" ➡ linguagem técnica;
jargão burocrático.