SóProvas


ID
3312067
Banca
IBFC
Órgão
Câmara de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa correta. A Ata é um registro sucinto de fatos, ocorrências e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião. Quanto à sua estrutura, ela deve:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A.

    A)ter os números escritos por extenso e evitar abreviações

  • ATA

    2.1.1 Ata - A Ata é um documento de valor jurídico, que consiste em registro narrativo fidedigno de decisões tratadas em uma assembleia, sessão ou reunião. Pode ser lavrada em livro próprio, autenticado, com páginas numeradas e rubricadas pela autoridade que redigiu os termos de abertura e encerramento. Pode ser também elaborada em folhas soltas, digitadas, com páginas numeradas, rubricadas e deve, ainda, ser assinada pelo relator. Não pode ter modificações posteriores à sua aprovação (B).

    2.1.1.1 Algumas regras da Ata:

    ·    Verbos utilizados na ata são o pretérito perfeito do indicativo. 

    ·    Números escritos por extenso 

    ·    Ocupar todo espaço da página, do início ao fim 

    ·    Os verbos de elocução devem ser usados para registrar as diferentes opiniões (disse, falou, pediu);

    ·    Não é permitido pular linhas no corpo da Ata. 

    ·    Não se faz uso de parágrafos ou alínea

    2.1.1.2 Estrutura da Ata.

    ·    Timbre da instituição

    ·    Título - ATA. Em se tratando de atas elaboradas sequencialmente, indicar o respectivo número da reunião ou sessão, em caixa-alta.

    ·    Texto, incluindo: Preâmbulo - registro da situação espacial e temporal e participantes; Registro dos assuntos abordados e de suas decisões, com indicação das personalidades envolvidas, se for o caso;

    ·    Fecho - termo de encerramento com indicação, se necessário, do redator, do horário de encerramento, de convocação de nova reunião etc.

    ·    A ATA será assinada e/ou rubricada por todos os presentes à reunião ou apenas pelo presidente e relator, dependendo das exigências regimentais do órgão.

    ·       A fim de se evitarem rasuras nas atas manuscritas, deve-se, em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informações ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “Em tempo” ao final da ATA, com o registro das informações corretas.

    A ATA NÃO

    Não pode possuir rasuras ou emendas

    Não pode possuir parágrafos

    Deve ser usado verbo no pretérito perfeito do indicativo

    FONTE: Colegas do QC