SóProvas


ID
3313561
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No sistema operacional Linux, os arquivos possuem um conjunto de bits de permissão que controlam quem pode ler, gravar e executar o conteúdo do arquivo. Contudo, o proprietário do arquivo e o superusuário podem modificar estes bits de permissão por meio do comando

Alternativas
Comentários
  • O comando chmod é um utilitário via linha de comando usado nos sistemas Linux/Unix/Unix-like para mudar as permissões de um arquivo ou diretório. Os parâmetros passados para o programa podem ser números ou letras. Exemplo:  chmod 750 arquivo.txt No exemplo acima aplicamos o comando chmod no arquivo arquivo.txt passando 750 como parâmetro. Explicação: O primeiro dígito do parâmetro refere-se às permissões para o dono do arquivo. O segundo, às permissões para os usuários do grupo do dono do arquivo e o terceiro, às permissões que os outros usuários do sistema têm para com o arquivo.
  • a) chown - altera a propriedade de arquivos e pastas;

    b) chmod - altera as permissões de arquivos ou diretórios;

    c) scp - ou Secure Copy, é um protocolo de transferência de arquivos via SSH;

    d) vi - editor de ficheiros de texto;

    e) mkdir - cria um diretório. É um comando utilizado na raiz do Linux para criação de novos diretórios.

    Resposta: B

  • chmod = change mode altera permissões

    chown = change owner altera dono

    Letra B a alternativa correta.

  • CESPE: No Linux, o comando chmod u+w xyz permite a escrita no arquivo xyz pelo proprietário, enquanto o comando chmod ug=rw,o=r xpto permite a leitura e a escrita no arquivo xpto pelo proprietário e pelo grupo, além de permitir a leitura aos demais usuários. 

    CORRETO!