-
Tolerância a falhas é a propriedade que permite que (em geral, ) continuem a operar adequadamente mesmo após falhas em alguns de seus componentes. Se sua qualidade de operação diminui, a queda é proporcional à severidade da falha. A tolerância a falhas é propriedade inerente em ou aplicações críticas como às dedicadas.
A tolerância a falhas não é uma propriedade somente de máquinas individuais; ela pode caracterizar também a maneira como as máquinas interagem entre si. Por exemplo, o protocolo foi projetado para permitir a comunicação de duas vias confiável em uma rede de troca de pacotes, mesmo na presença de ligações imperfeitas sobrecarregadas. Isso é feito requerendo a expectativa de perda de pacotes, duplicação, reordenação ou corrupção, de forma que tais condições não prejudiquem a integridade dos dados.
Formatos digitais também podem ser designados para tolerar dados incorretos. O foi projeto para que os ignorem entidades (etiquetas) que não entendem sem a instabilidade da apresentação do documento.
Fonte: wikipedia
-
Assertiva C
Um sistema tolerante à falhas, consiste justamente em um sistema que possa proteger seus dados.
-
Gabarito (C)
Em (HW), as falhas são geralmente causadas por desgaste físico (). No entanto, um (SW) não desgasta com o tempo, ele não tem propriedades físicas, sendo totalmente conceitual. Nele, as falhas são de desenvolvimento e causados por erros humanos.
Outra definição que deve ser observada é que em Software (TFS) é diferente de Software Tolerante a Falhas (STF), já que este último é uma sub-área do primeiro. Ainda, um STF pode ser visto de duas formas: sobre sistemas uni-processados e sistemas distribuídos, sendo utilizado para detecção de erros de desenvolvimento. O mesmo ainda pode ser:
-
GABARITO: LETRA C
☛ Tolerância a falhas é a propriedade que permite que sistemas (em geral, computacionais) continuem a operar adequadamente mesmo após falhas em alguns de seus componentes. Se sua qualidade de operação diminui, a queda é proporcional à severidade da falha.
⇉ WIKIPÉDIA.COM.BR
-
Acertei, pq já respondi outra vez, mas Failover é a mesma coisa!
-
Gabarito da banca: C.
Pessoal, a questão tem dois gabaritos: A ou C. Qualquer um que pesquisar sobre o assunto, sabe que failover, termo do inglês, é traduzido como tolerância a falhas.
O engraçado que é que vi muitas justificativas, a exemplo do outro usuário que citou como fonte o wikipedia, ignorando TOTALMENTE que se trata da mesma coisa. Aí, decidi ir ao wikipedia e procurar e olha que curioso: "Em computação, tolerância a falhas (do inglês failover) ". Aí a pessoa vai e copia tudo, apaga o trecho, para que fique nos moldes da banca. Triste, viu.
Bons estudos!
-
Lida a questão, vamos para a resolução.
Os sistemas computacionais possuem diversos mecanismos de proteção dos dados, desde a criptografia para impedir o acesso não autorizado até a replicação em cópias de segurança como o backup.
Cada sistema de proteção tem um objeto para proteger e um parâmetro para garantir.
Backup (cópia de segurança) protege os dados do usuário, garantindo a Integridade da informação caso ocorra problemas com os dados originais.
Restauração (do sistema) protege os dados do sistema, garantindo a Integridade do sistema caso ocorra problemas com o sistema operacional.
Plano de Recuperação de Desastres protege o sistema de informação, garantindo a sua Continuidade caso ocorra algum evento catastrófico com eles.
Tolerância a falhas protege o sistema garantindo a sua Disponibilidade (de forma imediata e sem perda de serviço) caso ocorra falha de algum componente, especialmente de hardware.
Failover é um termo usado para identifica uma falha crítica que acaba parando a operação do sistema.
Gabarito do Professor: Letra C.