SóProvas


ID
3314440
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As relações que configuram a prática profissional são complexas. Por um lado, expressam determinado tipo de intervenção no âmbito das práticas sociais; por outro, resultam de uma especialização do trabalho coletivo no contexto da sociedade, determinada pela divisão sociotécnica do trabalho.

Myrian Veras Baptista. Prática social/prática profissional: a natureza
complexa das relações profissionais cotidianas. In: Myrian Veras
Baptista e Odária Battini. A prática profissional do Assistente Social:
teoria, ação, construção do conhecimento. São Paulo: Veras, 2009.
O texto acima aponta a complexidade das relações que configuram o exercício profissional do assistente social. Considerando a perspectiva crítica, assinale a alternativa correta acerca da prática profissional do assistente social.

Alternativas
Comentários
  • O PEP apresenta a auto-imagem da profissão, elege os valores que a legitimam socialmente, delimita e prioriza os seus objetivos e funções, além de formular os requisitos (teóricos, institucionais e práticos) para o exercício. Logo, o PEP é um projeto profissional, não societário. Entendo ser este o erro da alternativa E.

  • A) errado - No espaço sócio‐ocupacional, o assistente social possui plena autonomia sobre as condições objetivas e subjetivas do trabalho.

    O Assistente social possui relativa autonomia.

    B) errado - A prática profissional do assistente social situa‐se no âmbito singular e particular das relações estabelecidas pelos sujeitos sociais, que se manifestam concretamente em problemas pessoais.

    C) correto

    D) errado - A prática profissional do assistente social visa a operar mudanças culturais, ideológicas e comportamentais na vida dos sujeitos, por meio do diálogo e do aconselhamento, de modo que eles consigam, pelo seu esforço, superar a problemática vivenciada.

    Sem comentários. Toda errada.

    De acordo com Netto, os projetos societários são projetos coletivos. Somente eles apresentam esta característica - os outros projetos coletivos (por exemplo, os projetos profissionais) não possuem este nível de amplitude e inclusividade.

    Nos projetos societários há necessariamente uma dimensão política, que envolve relações de poder.

    Esse projeto profissional vinculou-se a um projeto societário.

    O erro da letra E está em afirmar que o projeto é compactuado com todos os profissionais. Ele não é homogêneo e sim hegemônico e nunca será exclusivo. O corpo profissional é uma unidade de diversos; nele estão presentes projetos individuais e societários diversos e, portanto, configura um espaço plural do qual podem surgir projetos profissionais diferentes.