-
GABARITO: LETRA E
? Segundo o Código de Ética de 1993 da/do Assistente Social, na parte que se trata dos princípios:
X. Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Erro da letra C:
V. Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;
-
a) Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais; (cidadania como valor ético central).
b) Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo;
(o assistente social deverá abster-se de realizar alguma ação ou atitude...)
c) posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática. (em favor da igualdade e da justiça social)
d) articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos trabalhadores. (que não compactuam com os princípios defendidos pelo Código de Ética).
e) compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional;
-
Erros
A) O assistente social, em exercício profissional, nas práticas que estabelece com os usuários do serviço social, com colegas de trabalho e com outras pessoas, deve reconhecer a cidadania como valor ético central.
liberdade valor ético central
democracia valor ético-político central
B) Diante de situações de abuso de poder e da autoridade e da prática de condutas arbitrárias por parte da gerência ou coordenação de um estabelecimento, o assistente social deverá abster‐se de realizar alguma ação ou atitude, uma vez que é hierarquicamente subordinado e pode sofrer retaliações caso se posicione.
C ) Segundo o Código de Ética, a igualdade é um valor que atribuiu um tratamento justo para os cidadãos. Dessa forma, o assistente social deve se posicionar em favor da igualdade e da justiça social, assegurando universalidade de acesso aos bens e serviços.
Equidade
D) Para que possa repensar seus valores e princípios, o assistente social deve realizar ações e articulações com grupos e movimentos de outras categorias profissionais que não compactuam com os princípios defendidos pelo Código de Ética.