SóProvas


ID
3314560
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente de 42 anos de idade, pequeno produtor rural, deu entrada no pronto‐socorro, queixando‐se de muita dor na perna após ter sido picado por cobra não identificada.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa incorreta em relação ao atendimento de emergência a ser realizado.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre acidentes com animais peçonhentos.

    Para atendimento de emergência a uma pessoa, após ter sido picado por cobra não identificada, é indicado monitorar o paciente durante a infusão e nas primeiras horas após o início da soroterapia para detectar reações anafiláticas (letra B). Deve‐se instalar a hidratação endovenosa precocemente, para evitar a insuficiência renal aguda (letra B). Deve‐se orientar o paciente e sua família sobre a possibilidade de reações tardias, como urticária, febre baixa, artralgia e adenomegalia, surgirem no período de uma a quatro semanas após a soroterapia (letra C) e também é importante providenciar a notificação compulsória do acidente com animal peçonhento e a investigação do caso por órgãos competentes (Letra D). Todas essas são ações adequadas e indicadas.

    O incorreto seria antes de aplicar o soro antiofídico, realizar o teste de sensibilidade cutânea em região do membro superior oposto à perna lesionada pela picada (letra A), pois é um atendimento de emergência e o tempo que deve-se aguardar para o teste de sensibilidade, pode afetar a saúde do usuário de forma irreversível.

    Resposta do Professor: A.

  • “devido à natureza heteróloga, a administração dos antivenenos (soros) pode causar reações adversas precoces ou tardias. No entanto, testes de sensibilidade cutânea não são recomendados, pois, além de terem baixo valor preditivo, retardam o início da soroterapia.”