SóProvas


ID
3314701
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Pierre Lévy afirma que o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas. Essas funções são

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão, deve-se indicar a alternativa que apresenta as funções cognitivas humanas ampliadas, exteriorizadas e modificadas pelas tecnologias intelectuais suportadas pelo ciberespaço, de acordo com o autor Pierre Lévy. 
    Pierre Lévy define ciberespaço como o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores. Essa definição inclui o conjunto dos sistemas de comunicação eletrônicos, na medida em que transmitem informações. Consiste de uma realidade multidirecional, artificial ou virtual incorporada a uma rede global, sustentada por computadores que funcionam como meios de geração de acesso.
    Ao abordar a relação entre a educação e a cibercultura, o autor pontua que qualquer reflexão sobre o futuro dos sistemas de educação e de formação na cibercultura deve ser fundada em uma análise prévia da mutação contemporânea da relação com o saber. Em relação a isso, Lévy faz três constatações: a primeira constatação diz respeito à velocidade de surgimento e de renovação dos saberes e savoir-faire. Pela primeira vez na história da humanidade, a maioria das competências adquiridas por uma pessoa no início de seu percurso profissional estarão obsoletas no fim de sua carreira. A segunda constatação diz respeito à nova natureza do trabalho, cuja parte de transação de conhecimentos não para de crescer. Cada vez mais, trabalhar quer dizer aprender, transmitir saberes e produzir conhecimentos. Terceira constatação: o ciberespaço suporta as tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas: memória (banco de dados, hiperdocumentos, arquivos digitais de todos os tipos), imaginação (simulações), percepção (sensores digitais, tele presença , realidades virtuais), raciocínios (inteligência artificial , modelização de fenômenos complexos). Essas tecnologias intelectuais favorecem novas formas de acesso à informação e novos estilos de raciocínio e de conhecimento. Como essas tecnologias intelectuais, sobretudo as memórias dinâmicas, são objetivadas em documentos digitais ou programas disponíveis na rede (ou facilmente reproduzíveis e transferíveis), podem ser compartilhadas entre numerosos indivíduos, e aumentam, portanto, o potencial de inteligência coletiva dos grupos humanos. 
    O autor ainda ressalta que não existe uma abordagem neutra ou objetiva da cibercultura. Ele afirma estar profundamente convencido de que permitir que os seres humanos conjuguem suas imaginações e inteligências a serviço do desenvolvimento e da emancipação das pessoas é o melhor uso possível das tecnologias digitais. 
    Fonte: LÉVY, Pierre. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 1999.
    Portanto, a letra C, “memória, percepção e raciocínio", é a alternativa correta. 
    Gabarito do Professor: Letra C.