SóProvas


ID
331540
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre os processos de engenharia de requisitos, na elicitação e na análise ocorre total interação com os stakeholders no sistema, sendo o principal objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Elicitação e análise de requisitos
    Nessa atividade, os engenheiros de software trabalham com os clientes e os usuários finais do sistema para aprender sobre o domínio da aplicação, quais serviços o sistema deve fornecer, o desempenho esperado do sistema, restrições de hardware, etc.
    As atividades de processo são:
    1. Obtenção de requisitos: é o processo de interação com os stakeholders no sistema para coletar seus requisitos. Os requisitos de domínio são também descobertos durante essa atividade.
    2. Classificação e organização de requisitos: esta atividade envolve a coleção de requisitos não estruturados, agrupa os requisitos relacionados e os organiza em conjuntos coerentes.
    3. Priorização e negociação de requisitos: esta atividade está relacionada à priorização de requisitos, à procura e à resolução de conflitos de requisitos por meio da negociação.
    4. Documentação de requisitos: os requisitos são documentados e colocados na próxima volta da espiral (pag. 98). Podem ser produzidos documentos de requisitos formais ou informais.
    fonte: SOMMERVILLE - Eng. de Software - 8a. ed.
  • Na engenharia de sistemas e engenharia de softwareanálise de requisitos engloba todas as tarefas que lidam com investigação, definição e escopo de novos sistemas ou alterações. Análise de requisitos é uma parte importante do processo de projeto de sistemas, na qual o engenheiro de requisitos e o analista de negócio, juntamente com engenheiro de sistema ou desenvolvedor de software, identificam as necessidades ou requisitos de um cliente. Uma vez que os requisitos do sistema tenham sido identificados, os projetistas de sistemas estarão preparados para projetar a solução.
  • O processo de engenharia de requisitos começa com o estudo de viabilidade, o qual vai determinar se o projeto deve ou não ser continuado, gerando um relatório de viabilidade. O próximo estágio é a análise e elicitação de requisitos. Algumas técnicas de elicitação, como análise de pontos de vista, cenários, caso de uso, entrevistas e etnografia, podem ser usadas neste estágio para a obtenção, classificação, priorização e documentação dos requisitos. Modelos de sistemas são produzidos nesta fase. O próximo estágio é a especificação, a qual consiste em descrever o que foi entendido na fase anterior, gerando toda a documentação dos requisitos de usuário e de sistema. O último estágio é a validação, que consiste em uma revisão de todos os requisitos com o cliente a fim de receber uma aprovação da documentação e posterior implementação do sistema. Após todas estas fases um documento de requisitos aprovado estará disponível.